Você está aqui:

O I Encontro Nacional do Ensino Superior das Artes, realizado de 24 a 26, em Ouro Preto (MG) aprovou a “Carta de Ouro Preto“, documento que contém as propostas apresentadas no encontro para a melhoria dos cursos que envolvem artes em todo o país. Um dos pontos da carta é a criação de um  Fórum Nacional dos Coordenadores dos Cursos de Arte, composto por todos os coordenadores dos cursos de Arte das Universidades Federais e da rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O Fórum terá como objetivo integrar os cursos de formação em arte, visando ao fortalecimento contínuo da área, apontando para a formação de uma rede que visa o mapeamento, construção e aprimoramento das políticas culturais nas universidades e um sistema nacional de arte e cultura.

O Fórum também terá dois representantes no Comitê Técnico mencionado no Art. 7 da Portaria Interministerial nº 18, de 18 de dezembro de 2013, que lançou o Programa Mais Cultura nas Universidades. Foram eleitas como representante Paula Molinari, da Universidade Federal do Piauí e Valéria Marques da Universidade Federal do Pará.

O I Encontro Nacional do Ensino Superior das Artes reuniu representantes de universidades de todo o país com o intuito de discutir melhorias e o futuro dos cursos de graduação na área. Durante os três dias de encontro, mesas e grupos de trabalhos, divididos por áreas de atuação, foram formados para expor as dificuldades no ensino e para, juntos, buscarem melhorias para os próximos anos.

Cultura e Universidade

“Queremos que a universidade se pense e se repense culturalmente e possa dar mais atenção para a produção cultural, na formação artística. Queremos que a universidade tenha recurso próprio para investir na cultura”, afirmou o secretário Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo Córdula, presente na abertura do evento.

O I Encontro Nacional do Ensino Superior das Artes teve ainda como objetivo dar continuidade a um conjunto de atividades iniciadas em 2013, como o Seminário Cultura e Universidade, que foi realizado em Salvador, entre os dias 22 a 24 de abril.

“É um privilégio muito grande sediar um Encontro desse porte e importância. As artes têm papel importante na formação da juventude brasileira. Educam pela sensibilidade e auxiliam no entendimento de mundo e no desenvolvimento da reflexão”, comentou Marcone Jamilson, reitor da Universidade Federal de Ouro Preto. Ele observou, ainda, que a iniciativa traz “grande oportunidade para as universidades brasileiras retomarem seu papel na discussão e preservação da cultura e patrimônio cultural do País em benefício da educação”.

 “A ideia é que cada universidade comece a pensar mais a cultura dentro da própria instituição e que os cursos de arte possam avaliar, com recursos disponíveis, na sua expansão, sendo os mais beneficiados”, afirma Juana Nunes, diretora de Educação e Comunicação para a Cultura da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC). 

Segundo ela, professores e alunos dos cursos de artes do País devem pensar em como produções artísticas que acontecem dentro da universidade podem ter mais visibilidade e se encontrar com projetos e discussões de outros assuntos e outras instituições de ensino. Ela informou ainda que o MinC e o MEC estão trabalhando no edital do Programa Mais Cultura nas Universidades, cuja portaria de lançamento foi publicada em janeiro deste ano. O Programa apoiará, por meio de editais, projetos que estimulem o aproveitamento dos equipamentos culturais dessas instituições, tais como museus, cinemas, teatros.

O evento foi realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto, em parceria com os Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) e com o Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. O evento contou com a presença de professores, pesquisadores e profissionais ligados à cultura e à arte de diversas partes do País.

Participaram ainda da abertura e sessão de diálogos e debates, pelo Ministério da Cultura, o secretário de Políticas Culturais, Américo Córdula; a diretora de Educação e Comunicação para a Cultura da Secretaria de Políticas Culturais, Juana Nunes; a chefe da Representação Regional do MinC em Minas Gerais, Cesaria Macedo; e a  diretora do Centro de Programas Integrados da Funarte, Maria Ester Moreira. Estiveram ainda presentes ao encontro, o reitor da Universidade Federal de Ouro Preto, professor Marcone Jamilson Freitas; o pró-reitor de Extensão do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rafael Almada; o vice-reitor da UniRIO, professor José da Costa Filho, representando a Andifes;  e o pró-reitor de Extensão da UFOP, professor Rogério Santos Oliveira.

 

(Texto: Tamara Pinho/Ascom/UFOP)
(Fotos: Ascom/UFOP)
(Edição: Heli Espíndola/Ascom/SPC/MinC)