Você está aqui:

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Políticas Culturais (SPC/MinC) e em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto e o Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX), realizará, entre os dias 24 e 26 de março de 2014, em Ouro Preto/MG, o I Encontro Nacional do Ensino Superior das Artes.

O evento, que reunirá cerca de 120 pessoas, dentre coordenadores dos cursos de artes das universidades brasileiras e dos institutos federais, pesquisadores e gestores públicos,  tem como objetivo mobilizar e articular as Instituições Públicas de Ensino Superior das Artes para discutir ações que promovam a ampliação e o fortalecimento de programas e cursos voltados para a formação, pesquisa e extensão em arte e cultura.

A iniciativa dá prosseguimento a um conjunto de atividades iniciadas em 2013, como o Seminário Cultura e Universidade, realizado em Salvador de 22 a 24 de abril. O Seminário, realizado em parceria com a Universidade Federal da Bahia, os Ministérios da Cultura e da Educação e Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, ampliou o diálogo entre os setores responsáveis pela Cultura em diversas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

A cerimônia de abertura acontecerá no Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto, declarada pela Unesco como patrimônio cultural da humanidade, há mais de 30 anos. A cidade é uma referência da Cultura e das Artes no Brasil e possui o maior conjunto do barroco edificado no país, especialmente de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

No Encontro, que contará com a participação do secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo Córdula, da diretoria de Educação e Comunicação para a Cultura da SPC, Juana Nunes, serão realizadas ainda Mesas Temáticas e Grupos de Trabalho, quando serão discutidas políticas públicas no campo da cultura e da educação.

 

Mais informações poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico: culturaufop@gmail.com.

 

Programação

24/03/14
17h – Cerimônia de Abertura
Local
: Centro de Artes e Convenções
Participam: Autoridades do Ministério da Cultura, Ministério da Educação, ANDIFES, FORPROEX, CONIF, Comissão de Cultura da Câmara ? e Universidade Federal de Ouro Preto.

18h às 19h30 – Mesa de Debates
Tema:
“Panorama reflexivo da Cultura e da Arte nas Instituições de Ensino Superior no Brasil” e o Programa Mais Cultura nas Universidades.
Participam: Juana Nunes – MinC; Dulce Aquino – UFBA; e José da Costa Filho – UNIRIO.
Mediação: Rogério Santos Oliveira – UFOP

 19h30 às 21h00 – Apresentação Cultural

 

25/03/14 –
9h às 12h – Grupos de Trabalho
Local
: Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto

12h às 14h- Almoço
14h às 16h30 – Continuação dos Grupos de trabalho
17h às 18h- Apresentação dos principais pontos abordados nos grupos de trabalho

19h30 às 21h- Apresentação Cultural

 

26/03/14 –
9h às 10h- Apresentação geral das produções dos grupos de trabalhos
10h30 às 12h- Café Criativo: construção de parcerias

 

(Texto: Heli Espíndola, Ascom/SPC/MinC)