Você está aqui:

O secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo Córdula, participou ontem (20), em São Caetano do Sul (SP), do 4º seminário Universidade, Cultura e Sociedade que teve como tema principal Economia Solidária. No evento, realizado na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), pelo Núcleo de Ação Cultural da USCS e pela IDDEIA Cultura e Pesquisa, ele falou sobre as estratégias para aumentar e fortalecer a produção cultural. “É preciso colocar a cultura como eixo de desenvolvimento sustentável. A cultura muda hábitos e valores e desperta a atenção para o debate político na busca por uma sociedade mais justa, que precisa diminuir as diferenças sociais com o desenvolvimento”, defendeu.

O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, ressaltou a importância do arranjo inovador de governança regional do Grande ABC que envolve a Agência e o Consórcio Intermunicipal. “O modelo criado por Celso Daniel coloca a região na dianteira em relação a outras regiões do país. O Grande ABC conseguiu se organizar e vem avançando de maneira muito consistente”, afirmou.”São vários projetos inovadores com sinergia regional muito grande e potencial criativo”, acrescentou.

O secretário de Cultura de São Caetano do Sul, Jander de Lira, apresentou os projetos municipais para incentivar a economia criativa. “A produção, a criatividade e a capacidade intelectual vão gerar renda. Temos base para criar um Arranjo Produtivo Local da Economia Criativa e uma incubadora de empresas”, defendeu.

(Texto e Fotos: Luciana Yamashita/Ascom/Agenciagabc)
(Edição: Heli Espíndola/Ascom/SPC/MinC)