Você está aqui:

Com um baile de Carnaval, os alunos do Pronatec Cultura em Nilópolis colocaram em prática os ensinamentos do Curso de Assistente de Produção Cultural e concluíram essa etapa de aprendizagem. O baile foi realizado no último dia 20, na sede do Instituto Federal de Educação Ciências e tecnologia – IFRJ, da cidade de Nilópolis/ RJ. Participaram e concluíram o curso 17 alunos.

O curso de Assistente de Produção Cultural foi realizado no período de 18 de novembro de 2013 a 20 de fevereiro desse ano, com uma carga horária de 160 horas. Realizado pelo IFRJ, o curso foi resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação, com participação efetiva da Prefeitura de Nilópolis. O objetivo principal é ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, favorecendo o incremento das oportunidades de trabalho na área de artes e cultura.

Para Rafael Almada, pró-reitor de Extensão do IFRJ, “o Pronatec surgiu como uma política pública de acesso, permanência e êxito na educação profissional e tecnológica; desta forma, a cultura não poderia estar de fora desta política criando mecanismo de garantir a certificação de saberes e a qualificação profissional de tantos profissionais que trabalham e atuam pela arte e cultura. É assim que reafirmamos o compromisso com a articulação entre educação e cultura.”

Com isso, para projeto final de avaliação do desempenho, os estudantes escolheram realizar o baile espetáculo com o tema “A História do Carnaval”. Eles fizeram pesquisas, usando livros, relatos e internet. A montagem foi feita com colaboração do IFRJ, com fantasias cedidas pela Escola de Artes dramáticas da Secretaria municipal de Cultura e animação por conta da orquestra do bloco “Esse não deixa furo”, tradicional de Nilópolis. “É emocionante ver o envolvimento nos cursos do Pronatec Cultura, mostra que estamos no caminho certo”, destaca a diretora de Educação e Comunicação para Cultura da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, Juana Nunes. Ela ainda ressalta que “o projeto final dos alunos de Nilópolis está alinhada com o que queremos estimular: a formação profissional dos técnicos que sustentam às produções culturais e artísticas nos mais diversos campos”,.

Essa foi a primeira vez que a Prefeitura de Nilópolis proporcionou à população um curso voltado para a área cultural. Havia uma grande expectativa sobre a receptividade na cidade. Com as orientações da Representação do MinC RJ/ES para divulgação, cadastramento, cronograma, carga horária e redes de contatos e colaboradores, a procura dos residentes em Nilópolis, critério básico para participar do curso, confirmou a aceitação do empreendimento. É certo que um grande número de pessoas trabalha com arte em Nilópolis, cidade da Escola de Samba Beija-flor que emprega mão-de-obra para confecção de fantasias e adereços, além de maquiadores, iluminadores e outros técnicos da área cultural.

Os responsáveis pela organização do curso na cidade afirmam que, além do aprendizado, houve um resgate na autoestima das pessoas. Inez Simpliciano, da Secretaria Municipal de Cultura conta que “são alunos, agora Assistentes de Produção Cultural, que grande parte desses reside em área de vulnerabilidade social, estuda em escola pública e, quando trabalha, é mal remunerado mas, principalmente, possui uma enorme disposição para realizar sonhos”.

Fonte: Representação Regional MinC RR RJ/ES

Publicação : Ascom / MinC