Você está aqui:

O 1º Encontro Estadual dos Pontos de Cultura de Rondônia – TEIA RO – será realizado entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, na cidade de Porto Velho. A TEIA é um momento de reunião de integrantes dos Pontos de Cultura do estado com representantes da coordenação nacional do Programa Cultura Viva para a troca de experiências, a análise dos resultados das ações, saneamento de dúvidas e o lançamento de novos projetos.

Os debates do encontro terão foco no conceito e nos objetivos da TEIA, dos Pontos de Cultura, no Programa Cultura Viva, na integração do programa com os Sistemas Estadual e Nacional de Cultura, na produção simbólica e na diversidade cultural do estado, na Economia Viva, na cultura e no desenvolvimento. A programação de palestras e debates será realizada no Teatro dos Banzeiros do Centro de Entretenimento e Lazer de Porto Velho (Rua Renato Medeiro, 365, Centro).

Haverá também uma agenda artístico-cultural que inclui apresentações de sambas enredo das Escolas de Samba do Carnaval de 2014, na Praça Aluízio Ferreira; a visita ao ensaio do Bloco Carnavalesco Galo da Meia Noite; caminhada pelos pontos históricos do Centro de Porto Velho e apresentações artísticas dos Pontos de Cultura do estado.

A cerimônia de abertura da TEIA de Rondônia, na sexta-feira (31), no Teatro dos Banzeiros, contará com o credenciamento e a recepção dos participantes, as palestras da Mesa de Abertura e uma apresentação artística da Orquestra em Ação, que será realizada na praça Aluízio Ferreira.

A secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) será representada no encontro pela coordenadora de Articulação e Informação, Débora Lobo, e pela assessora da Coordenação-Geral de Acompanhamento e Fiscalização, Júlia Furia Costa. Também estarão presentes os gestores estaduais do Programa Cultura Viva, José Monteiro Silva de Souza, coordenador dos Pontos de Cultura do estado; Jória Lima, presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), e Eluane Martins Silva, superintendente estadual dos Esportes, da Cultura e do Lazer.

(Texto:Patrícia Saldanha, SCDC/MinC)