Você está aqui:

CEUs Ministra 1Nesta quinta-feira, 23, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou das inaugurações de dois CEUs das Artes no interior do Estado de São Paulo, um em Catanduva e outro em Sertãozinho.

Com estas inaugurações, o Estado passa a ter quatro unidades em funcionamento, de um total de 14 no Brasil, até o momento. Estão agendas outras duas inaugurações de CEUs paulistas para o começo de fevereiro, Santa Bárbara do Oeste e Itapira.

A ministra foi recebida pelos prefeitos, Geraldo Vinholi (Catanduva) e Zezinho Gimenez (Sertãozinho), além de vereadores das duas cidades e imediações. Os deputados Newton Lima (Federal), Edinho Silva (Estadual) e João Paulo Rillo (Estadual) também prestigiaram as inaugurações.

CEUs das ArtesCEUs Ministra 2

“Aproveitem, este espaço é de vocês!” disse a ministra, ressaltando a importância da participação de todos para garantir um amplo aproveitamento da infraestrutura.

Nas duas cidades, a inauguração contou com grande presença da população local e foi repleta deapresentações artísticas em diferentes linguagens como teatro, dança, recitação de poesias, orquestras, entre outras.

Um grupo do Centro Cultural Cabeça di Nego fez uma apresentação com dança, música e poesia tratando da temática afrodescendente. Em um de seus versos, diziam: “Para contar a história do negro no Brasil, basta querer. O que não é possível é contar a história do Brasil sem falar do povo negro”. Marta mencionou os editais para criadores e produtores negros criados desde que ela chegou ao MinC e recomendou ao grupo que fique atento para participar dos editais de Pontos de Cultura e outros voltados a criadores negros que virão em 2014. Citou também a construção do Museu Afro, em Brasília, que está em planejamento no Ministério.

Bairros carentes

Ambos os CEUs são construídos em bairros mais carentes das cidades, servindo de opção de lazer, cultura, esporte e assistência social para as comunidades. O deputado Newton Lima lembrou que, durante a gestão de Marta, os CEUs passaram a contar com a presença de C.R.A.S. (Centro de Referência de Assistência Social) em sua estrutura. No caso específico de Sertãozinho, o CEU se situa próximo a unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, Programa do Governo Federal voltado a apoiar o acesso à moradia para a população de baixa renda.

Os prefeitos elogiaram “a maneira republicana” como o Governo Federal disponibiliza recursos para os municípios ampliarem sua infraestrutura para a Cultura, como no caso dos CEUs, e para outras áreas como Habitação e Saúde, entre outras.

Homenagens

Nas duas cidades, optou-se por algo, até então inédito: dar nomes de lideranças comunitárias para diferentes partes do CEU, como a biblioteca, a área de esportes, os telecentros, etc…

CEUs de São PauloCEUs Ministra 3

Marta lembrou as conquistas e a importância que os CEUs construídos em São Paulo, durante sua gestão como prefeita, tiveram na melhoria da qualidade de vida da população. A ministra explicou que, embora os CEUs de São Paulo fossem um pouco diferentes – pois além de oferecerem opções de cultura, esportes, lazer, eram também escolas -, os benefícios trazidos pelos CEUs das Artes devem ser tão significativos quanto.

Os CEUs construídos na gestão de Marta Suplicy, na prefeitura de São Paulo, também eram localizados nas regiões mais carentes da cidade.

Vale-Cultura

Marta falou, ainda, sobre o Vale-Cultura e as oportunidades que o benefício vai trazer tanto para a inclusão social de trabalhadores por meio da Cultura, quanto para a economia das cidades que poderá expandir na medida em que a população tiver acesso aos recursos.

Para a ministra, o Brasil caminhou muito fortemente, nos últimos anos, para garantir que a população tivesse, no mínimo, três refeições diárias, e “agora, é o momento de o povo brasileiro alimentar sua alma, com cultura”. De acordo com Marta, os CEUs e o Vale-Cultura são duas entre as muitas ações do MinC com este objetivo.

Confira no Flickr do MinC mais fotos dos eventos.

Texto: Thiago Esperandio / Ascom MinC

Fotos: Alfredo Risk e Ferdinando Ramos

Edição: Ascom/MinC