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A ministra da Cultura, Marta Suplicy, se reuniu com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, na manhã desta quarta-feira (11), para tratar das ações culturais para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Além de explicar o Concurso Cultura 2014, pelo qual o MinC irá selecionar atrações culturais para acontecerem paralelamente ao evento esportivo (saiba mais logo abaixo), a ministra propôs ideias para ações conjuntas com a área de turismo.

Os ministros conversaram sobre a possibilidade da criação de uma agenda de atrações culturais de acordo com as chaves dos jogos da Copa do Mundo. O objetivo é que a programação não fique restrita às cidades-sede do evento, mas traga opções nas cidades vizinhas.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, defendeu o fortalecimento da marca “Brasil”, indo além das belezas naturais já conhecidas mundialmente, e a potencialização do softpower nacional.

“É uma oportunidade única para mostrarmos a nossa identidade. Temos o softpower para fortalecer a nossa imagem como um país extremamente diverso, de belezas incríveis, e cultura rica e interessante. Tenho certeza que tudo irá fascinar as pessoas”.

Para o ministro do Turismo é uma excelente chance de agregar turismo e cultura. “O trabalho em parceria, com certeza, vai potencializar os resultados e otimizar o legado da Copa do Mundo. Não podemos perder essa oportunidade de mostrar todas as riquezas do nosso país para o mundo”, afirmou Gastão Vieira. Um grupo técnico, formado por integrantes das duas pastas, irá detalhar o planejamento.
Concurso Cultura 2014

No período de 10 de junho a 15 de julho, o Ministério da Cultura apresentará aos brasileiros e turistas estrangeiros sua cultura tradicional e contemporânea em todas as áreas: da música ao circo, da arquitetura à gastronomia. O Concurso Cultura 2014 selecionará, no mínimo, 206 propostas – das 1.805 inscrições recebidas – para ampliar as agendas das cidades-sede da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

O investimento previsto para o Cultura 2014 é de R$ 19 milhões. Serão selecionadas propostas que se encaixam em um dos quatro eixos do concurso. São eles:

Brasil Audiovisual – reúne apresentações da produção audiovisual brasileira, atendendo média metragem, documentários, animação e ficção.

Brasil Criativo – trata de conteúdos artísticos, em formato digital, de artesanato, moda, arquitetura, design e gastronomia, de expressão local, lidando com as mais variadas linguagens da economia criativa.

Brasil Diverso – mostrará as manifestações tradicionais de todos os Estados do País e as atividades de Pontos de Cultura e as relacionadas à valorização do patrimônio material e imaterial brasileiro.

Brasil das Artes – selecionará exibições artísticas nas áreas da música, teatro, circo, dança, literatura e artes visuais.

O Concurso também prevê o intercâmbio de apresentações das manifestações culturais de cada Unidade Federativa pelo país. Os projetos serão escolhidos por uma Comissão de Avaliação e Seleção composta por 40 pessoas, entre elas, representantes da sociedade civil (Conselho Nacional de Política Cultural), dos Estados das 12 cidades-sede e do MinC (Representações Regionais, instituições vinculadas e Secretarias).

(Texto: Lara Aliano / Ascom MinC)