Você está aqui:

O Secretário substituto de Políticas Culturais, Américo Córdula, participou ontem (29), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso,da abertura da IV Conferência Estadual de Cultura. O evento reuniu 180 delegados, de mais de 30 municípios alagoanos, teve sua abertura presidida pelo secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas e contou ainda com a participação do presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinícius Palmeira e do presidente da Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Turismo da Assembleia Legislativa, deputado Judson Cabral.

Em seu pronunciamento, o secretário de Cultura do Estado, Osvaldo Viégas, deu as boas-vindas aos representantes da poder público e da sociedade civil, eleitos durante as conferências municipais realizadas entres os meses de julho e agosto de 2013, em todas as regiões do Estado. Ele aproveitou para agradecer os esforços dos prefeitos e gestores municipais na realização das conferências.

“Agradeço aos gestores e representantes eleitos para a IV Conferência Estadual de Cultura pelo empenho na realização do evento em suas cidades. A conferência estadual será mais um momento de interlocução entre poder público e sociedade civil no intuito de estabelecer diretrizes para o desenvolvimento da cultura em Alagoas”, afirmou.

Marco legal

Durante a conferência, foi assinado o Decreto nº 27.736 que institui o Plano Estadual de Cultura e cria o Sistema Estadual de Indicadores Culturais. O documento foi assinado pelo secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, e pelo o secretário de Políticas Culturais do MinC, Américo Córdula.

O secretário do MinC ressaltou a importância da instituição do marco legal para o desenvolvimento das políticas públicas voltadas à cultura em Alagoas. “Alagoas é um dos poucos estados que possuem o Plano estadual de Cultura e a criação desse marco legal será um instrumento de grande importância para nortear as ações para a cultura no Estado”, salientou. Na ocasião também foi assinado o Termo de Adesão ao Sistema Nacional de Cultura, o qual Alagoas já estava inserido e com a assinatura formaliza oficialmente sua inscrição.

Cultura Popular

Durante a abertura oficial da Conferência os Mestres da cultura popular José Gomes Pereira (Zezito Guedes) e Pedro Cassiano dos Santos (Pedrocas), foram contemplados com o Registro de Patrimônio Vivo de Alagoas.Com o reconhecimento oficial, os mestres passarão a receber uma bolsa de incentivo vitalícia, de acordo com a Lei nº 6.513, de 22 de setembro de 2004, alterada pela Lei 7.172, de 30 de outubro de 2010.

Patrimônio imaterial

O Patrimônio Imaterial também teve seu momento, durante a abertura da IV Conferência Estadual de Cultura. A receita do “Camarão Alagoano Bar das Ostras” teve seu registro formalizado no livro de do Saberes, onde são inscritos ofícios e modos de fazer tradicional no das comunidades. De acordo com a Lei Estadual nº 7.285, criada em 2011, que trata do registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem Patrimônio Cultural Alagoano.

Paraíba

O secretário substituto de Políticas Culturais, Américo Córdula, participa no sábado (31), a partir das 9hs, da aula inaugural do I Curso de Extensão para Formação de Gestores Culturais da Paraíba. A aula inaugural será realizada no Teatro Severino Cabral, em Campina Grande (PB) e na ocasião, o secretário Américo Córdula falará sobre as ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Políticas Culturais voltadas para a formação de agentes culturais.

O curso será ministrado para cerca de 400 agentes culturais do poder público e da sociedade civil, por meio de parceria da Secretaria de Cultura da Paraíba com o Ministério da Cultura e integra o Programa de Formação de Gestores Culturais do Sistema Nacional de Cultura (SNC). O Curso, que será ministrado por técnicos do Ministério da Cultura, terá 200 horas de aulas que poderão ser presenciais ou virtuais.

I Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura

No domingo (1º) o secretário, Américo Córdula, participa na Sala Adoniran Barbosa do Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo – SP) da abertura do I Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura. O evento que acontece até o dia 3 de setembro na Escola de Artes, Cinemas e Humanas da USP, reunirá pesquisadores das universidades, poder público e sociedade civil que atuam na área da cultura.

O Encontro, cuja conferência de abertura sobre “Os sentidos da pesquisa nas culturas populares”proferida pela Profa. Dra. Maria Lúcia Montes, tem como objetivo fomentar o debate e organizar o campo da pesquisa em cultura no país e criará espaços de interlocução e troca entre pesquisadores das mais diversas áreas de conhecimento. Além do secretário substituto de Políticas Culturais, Américo Córdula, a abertura do evento contará com a participação do secretário de Cultura do Município de São Paulo, Juca Ferreira.

Contando com aproximadamente 200 trabalhos selecionados, o encontro será composto por mais de 40 sessões de comunicação onde os participantes apresentarão suas pesquisas. Além disso, haverá quatro mesas redondas que abordarão os 8 eixos temáticos do encontro que são: Cultura e identidade; Linguagens artísticas; Cultura e cidade; Mediação; Economia da cultura; Política cultural; e Teoria e história da cultura.

(Redação: Valéria Guimarães,Ascom/AL e Heli Espíndola,Ascom/SPC)
(Fotos: Ascom/AL)