Você está aqui:

O Ministério da Cultura, por intermédio da Secretaria de Políticas Culturais, realiza, a partir de hoje (28), em espaço virtual, a Conferência Livre para a Democratização da Comunicação e da Cultura Digital.

As conferências livres integram o processo de discussão das propostas a serem encaminhadas à III Conferência Nacional de Cultura (CNC) “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, que será realizada de 26 a 29 de novembro, em Brasília. As Conferências Livres de Cultura podem ser realizadas por segmentos ou entidades públicas ou privadas, mas não elegem delegados para o encontro nacional.

A Conferência Livre para a Democratização da Comunicação e a Cultura Digital tem como objetivo de subsidiar as conferências estaduais e territoriais de cultura para a construção de políticas de comunicação e cultura digital alinhadas ao Plano Nacional de Cultura, em especial à meta 45 e ao Programa Comunica Diversidade.

O tema sobre a Democratização da Comunicação e a Cultura Digital está presente no Eixo II – Produção Simbólica e Diversidade da III CNC. O Eixo II tem como foco o fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, com atenção para a diversidade étnica e racial.

A plataforma da Conferência disponibilizará, durante um período de 45 dias, um conjunto de 189 propostas de ações do Programa Comunica Diversidade para avaliação da sociedade civil. Estas 189 ações foram construídas com a participação das unidades do MinC e suas instituições vinculadas, por meio de um Grupo de Trabalho, e da sociedade civil, durante o Seminário e Oficina Nacional de Indicação de Políticas Públicas para Cultura e Comunicação, ocorrido em 2012.

Esta iniciativa permitirá que cada unidade da federação se posicione sobre suas 12 ações prioritárias sobre o tema da Comunicação e Cultura Digital. A plataforma virtual possibilitará a extração dos resultados por estado, de modo a subsidiar aos delegados para que sigam com a pauta para suas conferências estaduais ou distrital( no caso do Distrito Federal).

Acesse o endereço eletrônico da plataforma, cadastre-se e priorize suas propostas nacionais!

Informações adicionais em www.cultura.gov.br.

(texto: Heli Espíndola, Ascom/MinC)