Você está aqui:

A prefeitura Municipal de Cuiabá aderiu, neste final de semana, durante a realização da II Conferência Municipal de Cultura, que ocorreu na cidade nos dias 09 e 10, ao Sistema Nacional de Cultura e poderá, a partir de agora, receber recursos federais para o setor.

Mais de 300 pessoas, dentre artistas, produtores e representantes de vários segmentos da cultura local, participaram da Conferência, que contou ainda com a presença do secretário substituto de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo Córdula. O secretário do MinC, que fez uma palestra sobre como funciona o Sistema Nacional de Cultura, elogiou o fato de que a Prefeitura de Cuiabá tenha aberto diálogo com um setor tão importante para a economia da cidade.

“Além da conscientização da própria gestão, vemos que os produtores culturais e os próprios artistas perceberam que têm acesso a novas possibilidades e recursos com o Sistema Nacional de Cultura. O fato de a Prefeitura ter aderido ao sistema mostra a boa vontade com o setor, que é um dos mais importantes em qualquer cidade brasileira”, afirmou Américo Córdula.

A II Conferência Municipal de Cultura de Cuiabá, que aconteceu na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Rua Barão de Melgaço, 3.677, Centro, teve ainda como objetivo discutir a cultura brasileira, debater experiências, socializar metodologias e conhecimentos e propor estratégias de ação.

As discussões do evento, que teve como tema central “Uma política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, foram realizadas a partir dos eixos: implementação do Sistema Nacional de Cultura, produção simbólica e diversidade cultural, cidadania e direitos culturais e cultura e desenvolvimento.

Ao final da conferência, 12 delegados foram eleitos para representar o Município na Conferência Estadual de Cultura que será realizada no dia 12 de setembro. As decisões tomadas durante as conferências municipal e estadual serão levadas para a 3ª Conferência Nacional de Cultura (CNC),que acontecerá de 26 a 29 de novembro em Brasília.

“Foi uma ótima oportunidade para que produtores e artistas pudessem debater e trazer à tona a realidade da cultura em Cuiabá. A Conferência Nacional será a ocasião para conversar e detalhar como os recursos federais devem ser aplicados no setor”, explicou o secretário de Cultura de Cuiabá, Marcus Fabrício dos Santos.

(Fonte: Ascom/Prefeitura de Cuiabá)