Você está aqui:

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual do Centro Técnico Audiovisual – CTAv, em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual – ABPA, abrirão inscriçõs de 4 cursos de capacitação profissional a partir de setembro de 2013 na área de preservação audiovisual.

Os cursos procuram retomar uma das atividades-fim da entidade governamental, promovendo a disseminação do conhecimento técnico como forma de assegurar o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de competências técnicas fundamentais na cadeia produtiva do audiovisual.

Os cursos iniciais abordarão os seguintes temas: Preservação de Materiais Audiovisuais Digitais, Workflow de Cinema, Televisão e Vídeo Digital para Preservadores Audiovisuais, Restauração Foto-Química e Digital de Filmes e Projeção Cinematográfica em Película.

A escolha dos cursos foi feita após uma consulta à ABPA, que definiu alguns campos de atuação formativa tendo em vista a exigüidade de ofertas educacionais na área, os desafios trazidos pela mudança de paradigma na criação audiovisual e a necessidade de consolidação e transmissão de conhecimentos técnicos em vias de desaparecimento.

Apesar do Brasil contar com inúmeras instituições detentoras de acervos audiovisuais, entre museus, arquivos, cinematecas, emissoras de televisão, produtoras, universidades, data centers e coleções particulares espalhados pela maioria dos estados do país, a carência de mão-de-obra especializada é grande frente ao duplo desafio de cuidar do passado em suportes analógicos (película e vídeo) e do presente e futuro em suportes eletrônicos a algorítmicos (fitas, pen-drives, hard-disks, discos óticos, nuvens). A ABPA identificou demandas nesta dupla vertente e o CTAv verificou a possibilidade de dar suporte logístico, operacional e técnico a saberes que envolvem equipamentos de ponta ou já descontinuados em seu uso e fabricação.

O curso de Preservação de Materiais Audiovisuais Digitais apresentará os requisitos para a correta identificação e catalogação da enorme diversidade de tecnologias e materiais de registro audiovisual digital, procurando indicar metodologias de trabalho quanto ao armazenamento, conservação e uso das matrizes, assim como estratégias de duplicação e migração tendo em vista a obsolescência de hardwares e softwares no campo audiovisual.

Workflow de Cinema, Televisão e Vídeo Digital para Preservadores Audiovisuais pretende familiarizar os profissionais de preservação com as novas ferramentas de trabalho da área audiovisual, seus produtos imediatos em cada fase da criação, e a terminologia empregada nos diferentes campos de atuação e aplicação das ferramentas digitais audiovisuais. Dada a profusão de tecnologias, marcas, modelos, apropriações e alterações, o preservador precisa atualizar seu conhecimento das diferentes dimensões da atividade, sendo capaz de lidar corretamente com o crescente numero de obras digitais que chegam aos acervos.

Restauração Foto-Química e Digital de Filmes abordará as possibilidade e limites de recuperação de obras audiovisuais danificadas pela ação do tempo e do homem, apresentando as ferramentas, metodologias e diferentes etapas do trabalho de restauração. Diferentes tópicos como a pesquisa e comparação de materiais, estabelecimento de linha de trabalho, realização de testes, equipamentos de duplicação para imagem e som e avaliação de resultados, assim como a conjugação ou não do foto-químico com o digital, merecerão análise detalhada. O curso examinará restaurações já realizadas e promoverá também algumas experiências concretas de restauração de filmes.

Projeção Cinematográfica em Película buscará transmitir a novas gerações a expertise e o desempenho operacional relacionados com a arte da projeção de filmes em película. A substituição do 35mm e do 16mm pelo filme digital, implicando em novos equipamentos e procedimentos, trouxe consigo a possibilidade de extinção desse saber técnico, ameaçando o uso e a exibição futuras da película nas instituições com este tipo de acervo. O curso ensinará não só a operação dos antigos projetores, como sua estrutura, manutenção e história, transmitindo a experiência acumulada pelos profissionais da área. Servirá de ferramenta para a preservação ativa de uma tecnologia em vias de desaparecimento.

A proposta de parceria entre a SAv-MinC e a ABPA, consolidada na 8a. CineOP, realizada em junho passado em Ouro Preto, busca fortalecer um dos elos mais frágeis e menos reconhecidos da cadeia produtiva do audiovisual, tendo em vista sua dinâmica particular, voltada prioritariamente para a salvaguarda física, cultural e artística da obra audiovisual. Ajusta-se também às ações de proteção ao patrimônio audiovisual brasileiro e ao valor crescente que a imagem de arquivo tem junto à produção contemporânea e ao grande público, que a acessa cada vez mais pelos mais diferentes dispositivos de conexão.

Serão oferecidas gratuitamente 30 vagas presenciais por curso para todo o país, sendo possível acompanhar as aulas por sistema de vídeo-conferência. Os conteúdos serão gravados e disponibilizados posteriormente de forma permanente na internet pelos sites do CTAv e da ABPA.

Fonte: Ascom/MinC