Você está aqui:

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, inaugurou na tarde desta quinta-feira (1º), em Boa Vista, capital do estado de Roraima, a sede do Pontão de Cultura Boa Vista Digital: Floresta, Fronteira e Folclore. O espaço está localizado no centro histórico da cidade, numa das áreas mais nobres da orla do rio Branco. O Pontão vai reunir as atividades desenvolvidas pelos 12 pontos de cultura locais, facilitando o acesso da população à produção cultural regional.

Participaram da cerimônia a prefeita Teresa Surita, os senadores Romero Jucá e Ângela Portella, o superintendente de Cultura da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura, Hudson Romério, o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), Henilton Menezes, o chefe da Representação do MinC na Região Norte, Delson Cruz, e outras autoridades.

“O Pontão é o lugar onde vão se reunir os pontos de cultura, todos os saberes, produções culturais e onde vamos ter, também, um programa de formação de gestão”, disse Marta Suplicy. Segundo ela, esse programa é muito importante porque, “na área cultural, além da criação, precisamos de pessoas que pensem Cultura”.

Durante a cerimônia, a ministra enfatizou que foram aportados recursos no valor de R$ 1,6 milhão nos pontos de cultura locais. Ela fez questão de enaltecer o local que estava sendo inaugurado: “Temos pontões espalhados por todo o Brasil, mas esse daqui é especial porque tem na frente esse lindo rio”, referindo-se ao rio Branco.

O prédio que vai abrigar o pontão estava inutilizado há vários anos. Foi reparado em sua estrutura física, com serviços de pintura e recuperação das redes elétrica e hidráulica.

No pontão, os artistas vão poder trabalhar, trocar ideias e informações, além de apresentar as suas criações, fortalecendo a cultura desenvolvida na capital do estado. Atividades culturais, cursos e oficinas serão desenvolvidos no local.

(Ascom/MinC)