Você está aqui:

O mês de julho termina com a realização de duas conferências municipais no Nordeste. Nesta terça-feira, 30, acontece a 5ª Conferência Municipal de Cultura de Salvador, terceira cidade mais populosa do país, com 2.710.968 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2012.

Na quarta-feira, 31, Aracaju promove sua 3ª conferência, que debaterá o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”.

As duas capitais já aderiram ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e estão na fase da elaboração dos planos de trabalho para seus sistemas municipais.

Os encontros contarão com a presença da Representação Regional do Ministério da Cultura nos estados da Bahia e de Sergipe.

Salvador

A 5ª Conferência Municipal de Cultura de Salvador será realizada das 8h às 19h, no Teatro SESC Casa do Comércio. O encontro tem dois eixos de debate: a “implementação do Sistema Municipal de Cultura” e “A cultura no município: produção simbólica, cidadania e desenvolvimento”.

Na semana passada, a prefeitura de Salvador enviou o projeto de lei que cria o Sistema Municipal de Cultura (SMC) para o legislativo municipal.

Próximas etapas – Na conferência da capital baiana, também serão eleitos os delegados que participarão das conferências territoriais e do Estado.

De acordo com a Secretaria Estadual de Cultura da Bahia, desde o início de junho já foram realizados 153 encontros nos 27 territórios de identidade.

Aracaju

A 3ª Conferência Municipal de Cultura da capital sergipana desenvolverá uma programação que será dividida em duas etapas: a manhã será dedicada às palestras e a tarde aos grupos de trabalho. Será realizada no Espaço Sociedade Semear.

Na parte da manhã também será feita a leitura e a aprovação do regimento da conferência e a apresentação dos grupos de trabalho. São eles: “Implementação do Sistema Nacional de Cultura”, “Produção Simbólica”, “Cidadania e Direitos Culturais” e “Cultura como Desenvolvimento Sustentável”.

À tarde, haverá reunião dos grupos de trabalho, encerrando o evento com a plenária geral para aprovação das definições discutidas nos grupos e eleição dos delegados para a Conferência Estadual.

Em Sergipe, já foram realizadas oito conferências. Até o dia 11 de agosto – último prazo para a realização das etapas municipais – estão previstos mais 13 encontros e também uma conferência livre no município de Nossa Senhora do Socorro, região metropolitana de Aracaju.

(Texto: Giordanna Santos, RRBA/SE)