Você está aqui:

No ultimo final de semana (20 e 21), a cidade de Guarujá, no litoral paulista, realizou sua II Conferência Municipal de Cultura. O secretário de Articulação Institucional – SAI do Ministério da Cultura, Marcelo Pedroso, a prefeita municipal, Antonieta de Brito, a deputada estadual Telma de Souza, participaram da abertura do evento, que reuniu mais de 150 cidadãos para debater os desafios do Sistema Nacional de Cultura-SNC.

O Secretário Marcelo Pedroso salientou a importância de fortalecimento dos elementos propostos pelo SNC – Conselhos, Planos e Fundos, em todas as esferas de administraçaõ- municipal, estadual e federal. “Sem Plano, não adianta pedirmos mais recursos, pois o dinheiro será mal gasto. Precisamos ter planejamento para saber onde investir”, ressaltou o Secretário. Pedroso também salientou a importância do SNC em estabelecer competências complementares no Orçamento Público da Culura e finalizou ressaltando a importância da participação da sociedade civil, de forma institucionalizada, para auxiliar o governo na elaboração das metas e na “criatividade para solucionarmos os problemas e alcançarmos nossos objetivos comuns”.

Valério Bemfica, Chefe da Representação Regional de São Paulo- RRSP e Frederico Roth, consultor da Unesco/MinC, também participaram do encontro. Ao longo dos dois dias, as discussões foram baseadas nos eixos e sub-eixos definidos no Regimento Interno da 3ª Conferência Nacional de Cultura.

As conferências de cultura são uma oportunidade ímpar para que a sociedade civil e os governos, juntos, avaliem as políticas culturais da União, Estados, Municípios e Distrito Federal e façam propostas para seu aperfeiçoamento. Clique aqui e saiba mais sobre a 3º CNC.

Clique aqui e aqui e leia mais sobre a II Conferência do Guarujá.

Fonte:(Ascom/MinC)