Você está aqui:

Nos últimos dias, a equipe da Representação Regional de São Paulo do Ministério da Cultura participou de Conferências de Cultura em Itapevi, Salto, Presidente Prudente, Poloni, Mairinque, Tietê, Espírito Santo do Pinhal, São José dos Campos, Votuporanga, Jundiaí e Catanduva e de pré-conferências em Piacatu, Penápolis e Indaiatuba.

Todos estes encontros com a sociedade civil fazem parte do calendário da 3º Conferência Nacional de Cultura, convocada pela Ministra Marta Suplicy em 16 de abril. Cada Conferência Municipal ou Intermunicipal é convocada, por Decreto, pelo prefeito e elege delegados para a Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá no Memorial da América Latina em 11 e 12 de setembro. A etapa nacional acontecerá em Brasília, entre os dias 26 e 29 de novembro.

I Conferência Municipal de Itapevi

Na noite do dia cinco de julho, cerca de 80 participantes se reuniram no Espaço Cultural 930 para a Conferência Municipal de Cultura de Itapevi. Divididos em 4 grupos, os munícipes elegeram as diretrizes que serão encaminhadas para a etapa estadual e nacional da Conferência Nacional de Cultura 2013. Frederico Roth, consultor da Unesco/MinC, prestigiou e participou dos debates.

Entre os resultados, destaque para a diretriz que sugere a criação do Fundo Municipal de Cultura, ideias para fomentar a parceria entre educação e cultura, e criação de uma comissão para elaborar um repertório criativo para os artistas da cidade.

Conferência Intermunicipal de Votuporanga

Realizada no dia dez de julho, reuniu 21 municípios da região- Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Fernandópolis, Floreal, Gastão Vidigal, Meridiano, Mira Estrela, Monções, Nhandeara, Nova Luzitânia, Ouroeste, Parisi, Paulo de Faria, Pontes Gestal, Pedranópolis, Riolândia, Sebastianópolis do Sul, Tanabi e Votuporanga. Heitor Gaudenci, consultor da Unesco/MinC acompanhou os trabalhos.

Participaram do encontro e cerca de 90 pessoas, representantes dos diversos segmentos culturais do poder público e da iniciativa privada de 21 municípios da região participaram do evento, que teve como principal objetivo propor estratégias de articulação e cooperação institucional com demais entes públicos municipais e destes com a sociedade civil para que dinamizem a participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura para implementação e consolidação do Sistema Municipal de Cultura, envolvendo seus respectivos componentes, além de debater experiências de elaboração e implementação de planos municipais de Cultura ao socializar metodologias e conhecimentos; discutir a cultura local nos seus aspectos de identidade, da memória, da produção simbólica, da gestão, da sua proteção e salvaguarda, da participação social e da plena cidadania.

Clique aqui e leia mais

(Texto: Elaine Enside; Assessoria de Comunicação da PMVotuporanga)

Conferência Municipal de Cultura de Jundiaí

Durante a abertura da 2ª Conferência Municipal de Cultura, que aconteceu na sexta-feira dia doze de julho, no Parque Comendador Antônio Carbonari, com a presença do Chefe da RRSP, o prefeito Pedro Bigardi reiterou a realização das conferências na cidade. “As mudanças no âmbito federal são iniciadas nos municípios, por isso a população deve se unir para discutir propostas e medidas. A cultura é um elemento transformador e libertador, estamos trabalhando por mais espaços e mais recursos.”

No sábado, cerca de 80 pessoas participaram do evento, que contou com palestra de Henry Machado Durante, representante do Ministério da Cultura, que falou sobre o novo momento da política com a realização das conferências em diversas cidades do país.

Clique aqui e saiba mais

(Por Flávia Alves)

Conferência intermunicipal de Além de Espírito Santo do Pinhal

A Conferência Intermunicipal de Espírito Santo do Pinhal teve participação de Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal ,Itobi, Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Antônio do Jardim, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, São João da Boa Vista, Vargem Grande do Sul e Tambaú.

A abertura da Conferência contou com a presença dos Prefeitos José Benedito (Pinhal) e seu vice, João Detore, Ildebrando Zoldan (Casa Branca), Maria Edna Gomes Maziero (Mococa), José Eraldo Scanavachi – Sabonete (Santo Antonio do Jardim), Celso Itaroti Cancelieri Cerva (Vargem Grande do Sul), José Francisco Martha – Zé da Doca (São Sebastião da Grama), Ismar Ernani de Oliveira (Divinolândia), e João Batista Santurbano (São José do Rio Pardo), presidente do Consórcio de Desenvolvimento Regional – Conderg. Além disso, estiveram presentes os deputados Arnaldo Jardim (federal) e Barros Munhoz (estadual), João Manoel da Costa Neto, da Secretaria de Estado d a Cultura, Sérgio Del Bianchi Júnior, presidente da Câmara de Pinhal, e Monica Severo, da equipe da RRSP.

Clique aqui e saiba mais

(Gilmar Ishikawa – Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal)

Conferência Municipal de Cultura de São Bernardo do Campo

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, abriu na manhã do dia trzese a II Conferência Municipal de Cultura de São Bernardo do Campo, no Teatro Elis Regina. O Objetivo do encontro foi debater um espaço para que gestores públicos, representantes da sociedade civil e artistas discutam as diretrizes para a política cultural da cidade.

As propostas elaboradas durante a Conferência Municipal serão encaminhadas aos encontros estadual e nacional pelos delegados eleitos para representar São Bernardo. A primeira edição do evento aconteceu em 2009. Também participaram da abertura os secretários municipais de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli, e de Orçamento Planejamento Participativo, Nilza de Oliveira.

Leia mais aqui e aqui.

(Texto: Cosmo Silva – Prefeitura São Bernardo do Campo)

São José dos Campos

São José dos Campos teve o direito de escolher 7 delegados, cinco da sociedade civil e dois do poder público, para representar o município na Conferência Estadual de Cultura, que ocorrerá nos dias 15 e 16 setembro na capital. Essa escolha foi feita durante a II Conferência Municipal de Cultura, realizada no sábado (13) e domingo (14) no Centro de Formação do Educador Professora Leny Bevilacqua (CEFE).

Cerca de 200 pessoas, entre credenciados e visitantes, participaram dessa conferência. Os credenciados elaboraram e votaram propostas para o município, para o estado e para toda a nação. O Chefe da RRSP, Valério Bemfica, o historiador Célio Turino, os secretários de cultura Marcos Pardim (Salto/SP) e Edmilson Souza (Guarulhos/SP) e o advogado Fábio Cesnik participaram do evento, que além de debates e deliberações foi recheado de apresentações artísticas.

Saiba mais clicando aqui.

(Fonte: Prefeitura de São José dos Campos)

(Ascom/MinC)