Você está aqui:

Com cerca de 5.500 habitantes, a cidade paulista de Poloni recebeu, no dia 12 de julho, representantes de 54 cidades na 3º Conferência Intermunicipal de Cultura, que foi promovida pela Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” (AGCIP), juntamente com o departamento de cultura da cidade. Até o momento, na 3º Conferência Nacional de Cultura, este é o encontro que reuniu maior número de municípios.

Participaram do evento os municípios de Auriflama, Ariranha, Bady Bassitt, Cajobi, Cândido Rodrigues, Colina, Colômbia, Cravinhos, Guaíra (com direito a voz, sem direito a votar ou ser votado), Guariba, Guaraci, Guapiaçu, Jaboticabal, Macaubal, Matão, Mirassol, Monte Alto, Morro Agudo, Monte Azul Paulista, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Onda Verde, Orlândia, Palestina, Palmeira d’Oeste, Poloni, Pontal, Santa Ernestina, São Francisco, São Joaquim da Barra, Sebastianópolis do Sul, Salles de Oliveira, Serrana, Severínia, Taiaçu, Taquaral, Tupi Paulista, Uchôa, União Paulista, Vista Alegre do Alto e Zacharias. Como convidados, estiveram presentes cidadãos de Americana, Barretos, Brasília, Catiguá, Cedral, Limeira, Rio Preto, São Paulo, Tanabi, Taiúva, Taquaritinga e Votuporanga.

Presenças

Além do prefeito de Poloni, Rinaldo Escanferla e dos vereadores polonienses Jesus Ferreira de Freitas, Valentim de Paula Ribeiro, Emerson Marinoto, Domingos Vitor Tostes e Juraci Toneti, participaram do evento Samir Karnib (também integrante da associação Os Independentes, de Barretos) e do Consórcio Intermunicipal Culturando (CIC), Sérgio de Mello que, presidente do o CIC e prefeito de Guaíra, Antônio Cáprio, do Instituto Histórico, Geográfico e Genalógico de São José do Rio Preto (IHGG) e o pesquisador das Estradas Boiadeiras Jocelino Soares.

Pelo Ministério da Cultura (MinC) vieram o secretário nacional de Políticas Culturais, Américo Córdula e o chefe da representação do MinC em SP, Valério Bemfica, além do diretor da Fundação Nacional das Artes (Funarte) Tadeu de Souza e do consultor da Unesco, Heitor Gaudenci.

Poloni também recebeu o deputado federal José Mentor, os estaduais João Paulo Rillo (presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de SP), Sebastião Santos, Orlando Bolçone e Carlão Pignatari.

Trabalhos

Após as apresentações da viola e da capoeira e das falas das autoridades, Valério Bemfica (MinC) e Heitor Gaudenci (Unesco) deram início aos trabalhos, com o apoio de Américo Córdula (MinC) e da Comissão Organizadora.

Com a temática nacional “Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura (SMC)”, a conferência de Poloni destacou a união de forças dos municípios dos “interiores paulistas”. Foram formados 4 Grupos de Trabalhos e cada um debateu um dos eixos propostos pelo MinC: “Implementação do Sistema Nacional de Cultura”, “Produção Simbólica e Diversidade Cultural”, “Cidadania e Direitos Culturais” e “Cultura como Desenvolvimento Sustentável”.

Além de sistematizar propostas que serão enviadas para a etapa estadual e nacional da Conferência, o encontro elegeu 9 delegados para representar que irão representar a região. Para encerrar os trabalhos da Conferência Intermunicipal, o Centro Cultural Vasco, de São José do Rio Preto, apresentou a peça “1964 – pela Verdade e pela História”, dramatizando de forma contundente e crua a trágica e violenta herança do período ditatorial, trazida à tona após a instauração da Comissão da Verdade.

Clique aqui e confira mais fotos do evento.

(texto e fotos: assessoria de imprensa da AGCIP)