Você está aqui:

A partir desta segunda-feira (1º de julho) estão abertas as inscrições para concorrer a bolsas para a 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (Icom), que terá lugar no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 10 e 17 de agosto.

Podem concorrer pessoas jurídicas de direito público e de direito privado, sem fins lucrativos, de natureza cultural, com foco de atuação em museus, ações de memória social e processos museais. É necessária a comprovação de atuação de, no mínimo, dois anos, membros ou não membros do conselho.

No total, serão concedidas 60 bolsas, resultado de uma parceria entre as três instâncias de governo envolvidas na realização da conferência e as empresas patrocinadoras do evento por meio das leis federal, estadual e municipal de incentivo. As inscrições serão aceitas até às 18h do dia 17 de julho. Saiba como se inscrever.

Icom Rio2013

A conferência será realizada na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, e terá como tema Museus (memória + criatividade) = mudança social. Durante oito dias, especialistas e profissionais de museus de todo o mundo se reunirão para debater questões contemporâneas relacionadas ao setor.

A programação inclui fóruns, palestras, atividades culturais e feira de museus. Também serão realizadas reuniões dos comitês internacionais do Icom e sessões administrativas nas quais a Assembleia Geral e o Comitê Consultivo definirão orientações da organização. Conheça mais.

Sobre o Icom Brasil

O Comitê Brasileiro do ICOM (ICOM Brasil) foi fundado em 9 de janeiro de 1948 no Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro. Desde então tem trabalhado ativamente na comunidade museológica brasileira e internacional. Como parte de seu plano de desenvolvimento e crescimento nacional, a partir de 2006 o ICOM Brasil descentralizou sua atuação.

A organização, que atingia os profissionais do Rio de Janeiro e São Paulo, passou a estender suas ações para diferentes estados brasileiros. Esta política resultou em um aumento significativo de seus membros institucionais e individuais de outras partes do país, congregando atualmente quase 600 membros, quase 80% deles registrados em Comitês Internacionais.

O ICOM Brasil participa dos principais eventos nacionais e internacionais da Museologia. A organização se faz presente nos Fóruns Nacionais de Museus, nos Encontros Latino-americanos e Caribenhos de Museus, nos Encontros Anuais da Associação Americana de Museus, além da importante Conferência Geral trienal do ICOM. Assim, o comitê brasileiro consolida a sua posição como uma importante força na Política Nacional de Museus e em seus prolongamentos internacionais.

Fonte:Ascom/Ibram