Você está aqui:

No ultimo final de semana, a equipe da Representação Regional de São Paulo do Ministério da Cultura- RRSP participou de duas Conferências Municipais de Cultura. Na sexta-feira (14), o Chefe da RRSP, Valério Bemfica, prestigiou a solenidade de abertura da Conferência Municipal de Cultura de Santo André. No sábado (16), Bemfica acompanhou a Conferência de Jacareí enquanto Henry Durante e Frederico Roth representaram a equipe em Santo André.

Ambos os eventos fazem parte da 3º Conferência Nacional de Cultura- CNC, convocada em 17 de abril pela Ministra Marta Suplicy. As Conferências Municipais e Estaduais antecedem a etapa nacional do encontro, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de novembro, em Brasília.

O tema escolhido para esta edição da CNC foi “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”. Ele será desdobrado em debates sobre a implementação do Sistema Nacional de Cultura em todo o país, sobre a produção simbólica e diversidade cultural, sobre a cidadania e direitos culturais, sobre Cultura e desenvolvimento econômico, entre outros temas apresentados pelos cidadãos brasileiros que participarem das atividades.

As conferências de cultura são uma oportunidade ímpar para que a sociedade civil e os governos, juntos, avaliem as políticas culturais da União, Estados, Municípios e Distrito Federal e façam propostas para seu aperfeiçoamento. É com intuito de ouvir críticas e sugestões que o Ministério da Cultura apresenta, no texto-base da CNC, suas diretrizes e programas prioritários. Clique aqui e veja o texto-base.

A convocação das Conferências Municipais é atribuição de Poder Executivo local e os encontros podem ser Intermunicipais, ou seja, reunir mais que um município na mesma Conferência. Todo este processo está definido no Regimento Interno da CNC. Clique aqui e veja o Regimento Interno da 3º Conferência Nacional de Cultura.

Santo André já havia sediado uma Conferência Livre. O evento, realizado no dia 09 de junho na Universidade Fedaral do ABC, foi promovido e organizado por variadas entidades da sociedade civil, teve caráter mobilizador e pode enviar propostas a CNC. A Conferência Municipal, além da sistematização de propostas, elegeu a delegação que representará a cidade nas próximas etapas de debates.

Fonte: Ascom/MinC