Você está aqui:

As escolas municipais maranhenses de Bacabeira, Rosário e Santa Rita, contam agora com o Programa de Educação Patrimonial. A iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (IPHAN-MA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Bacabeira, com as Prefeituras de Rosário e Santa Rita, e com o apoio do Terminal Portuário Mearim, resultou na produção de desenho animado que busca contribuir para a motivação das crianças no processo de aprendizagem, por meio da observação e percepção dos valores e costumes que fazem parte do seu dia-a-dia.

A intenção do material pedagógico é possibilitar que as crianças embarquem nas descobertas de Ribinha, um simpático e curioso menino, que encontra um “tesouro” deixado por seu bisavô, e isso o levará a surpreendentes aventuras, numa viagem emocionante e divertida que apresentam parte do Patrimônio Cultural do Maranhão. Nessa jornada, as crianças terão a oportunidade de aprender sobre os “saberes” deixados pelos índios, europeus, escravos africanos e nossos ancestrais. Ou seja, conhecer a sua herança cultural.

O IPHAN tem desenvolvido ações voltadas para a preservação do Patrimônio Cultural que repercutam no processo educativo através das mais diversas formas de manifestação. Assim, os bens culturais passam a representar uma das fontes de conhecimento e de reencontro, sendo um exercício de cidadania e fortalecimento da auto-estima individual e coletiva. O objetivo é contribuir para a formação de cidadãos conscientes sobre sua identidade cultural, reforçar a importância da preservação da memória e da história do lugar que pertencem.

Fonte: Ascom-IPHAN/MS