Você está aqui:

A Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura (SEC/MinC) realizou hoje, dia 27, em Brasília, o II Encontro de Gestão dos Criativas Birôs, reunindo gestores estaduais de nove estados (Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul). O objetivo foi promover a integração e a aproximação entre as equipes que atuam na implantação do Criativa Birô e as que fazem a interlocução com o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) nas secretarias estaduais de Cultura.

No MinC, a coordenação do Pronatec está a cargo da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), que participou do encontro por meio da diretoria de Educação e Comunicação para a Cultura. A SEC atua em parceria com a SPC para que o programa do Governo Federal amplie a oferta de cursos e vagas para os diversos setores da economia criativa brasileira.

A diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da SEC, Luciana Guilherme, explica que o Criativa Birô, nos estados, atuará como instância de identificação das necessidades de capacitação e formação e a adequação da oferta de cursos, pelas entidades promotoras, a essas necessidades. “O Criativa Birô servirá como uma plataforma para a oferta de cursos do Pronatec nos estados, potencializando as políticas de formação do Sistema MinC”, afirma.

13 Criativas Birôs até 2014

Implementados a partir de um convênio entre o Ministério da Cultura e governos estaduais, os Criativas Birôs são escritórios que funcionarão como centros de apoio aos artistas, produtores, pequenos empreendedores criativos e associações culturais na estruturação e elaboração de modelos de negócios.

Entidades do Sistema S, como o Sebrae, Sesc, Senac, Sesi e Senai e Caixa Econômica Federal (CEF) também estarão presentes nos escritórios. A programação da SEC prevê a implantação de unidades do Criativa Birô nos estados do Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal, 13 escritórios ao todo até abril de 2014.

Pronatec na Cultura

Criado em 2011 pelo Governo Federal, o Pronatec tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica por meio de formação inicial e continuada e também de qualificação profissional.

Um acordo entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Cultura (MinC) firmado em dezembro de 2012 garantiu 57 mil vagas, em todo o País, para cursos dirigidos aos segmentos culturais. Em fevereiro deste ano já foram reservadas as primeiras 7,8 mil vagas para 50 cursos na modalidade de bolsa de formação.

Fonte: Marcelo Leal Ascom/SEC/MinC