Você está aqui:

Começa amanhã (16), no auditório da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro o I EncontroNacional de Acessibilidade Cultural e III Seminário Nacional de Acessibilidade em Ambientes Culturais. Os eventos, que terminam dia 18, é uma realização do Curso de Terapia Ocupacional, por meio da Especialização em Acessibilidade Cultural e do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC/MinC) e do Núcleo Interdisciplinar Pró-Cultura Acessível da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da ONG Mais Diferença de São Paulo.

A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, participa amanhã da abertura e das 11 às 12h40, da mesa que terá como temática: Desafios das Políticas Públicas Federais para Acessibilidade Cultural. Dentre os temas a serem abordados na participação da SCDC estão as metas do Plano Nacional de Cultura que é de atingir 100% de acessibilidade nas bibliotecas públicas, museus, cinemas, teatro e arquivos públicos. Além disso, esses locais devem desenvolver ações de promoção da fruição cultural das pessoas com deficiências.

Márcia Rollemberg falará ainda sobre o Programa Cultura Viva que tem, entre os seus objetivos, o fortalecimento do protagonismo cultural; a valorização das iniciativas culturais de grupos e comunidades; e a ampliação do acesso aos meios de produção, circulação e fruição de bens e serviços culturais. Segundo ela, o objetivo é incluir a pauta da acessibilidade nos planos de trabalho dos pontos de cultura e convênios com os estados e municípios.

“Estamos trabalhando ainda no sentido de adotar uma rubrica de acessibilidade pelo Sistema MinC com a implantação de um Protocolo de acessibilidade em observância às determinações legais já vigentes de forma a garantir sua efetividade”, informou a secretária.

O Ministério da Cultura está trabalhando, desde 2008, no desenvolvimento de políticas culturais para pessoas com deficiência. Neste ano, foi realizada a Oficina Nacional de Indicação de Políticas Públicas para a Inclusão de Pessoas com Deficiência, evento que teve o seu relatório final publicado em 2009. Em 2011, o Ministério da Cultura realizou o primeiro edital voltado para o segmento. O Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011- Edição Albertina Brasil – Nada sobre Nós sem Nós contemplou 30 iniciativas já realizadas nas áreas de Expressão Artística (20 prêmios) e de Acessibilidade (10 prêmios).

Objetivos do Encontro e Seminário

O I Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural e III Seminário Nacional de Acessibilidade em Ambientes Culturais têm como objetivos fomentar o debate acerca da acessibilidade cultural das pessoas com deficiência. Os temas do seminário abordarão a importância das políticas publicas nos âmbitos federais e locais; o papel das organizações sociais e suas experiências na execução de projetos culturais para pessoas com deficiência; as linguagens estéticas e seus formatos de fruição para este público; os desafios das universidades para a formação em acessibilidade cultural; as experiências das instituições culturais privadas e mistas e suas políticas culturais de acessibilidade.

Os eventos serão realizados com palestrantes nacionais e internacionais e destinados aos 60 alunos do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural realizado pela UFRJ e à sociedade em geral, interessada no tema.

Fonte: Comunicação/SCDC