Você está aqui:

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, recebeu nesta terça (9), em seu gabinete o ministro do Poder Popular para Cultura da Venezuela, Pedro Calzadilla, e o maestro José Antônio Abreu (foto abaixo), um dos responsáveis pelo Sistema de Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela (‘El Sistema’ ). No encontro, discutiram possível cooperação do Ministério da Cultura (MinC) com a Fundação Musical Bolívar. Na recepção a Abreu, a ministra reuniu um grupo de maestros brasileiros.

Logo após o encontro com o maestro Abreu, a ministra e os maestros brasileiros tiveram reunião de trabalho em que trataram da construção da metodologia musical dos CEUs. No grupo brasileiro: Amilson Godoy, Arthur Barbosa, Carlos Moreno, Claudio Cohen, Lutero Rodrigues, Júlio Medaglia, Isaac Karabitschevsky, Henrique Morelenbaum, Roberto Duarte e Fernando Pereira. A experiência do Sistema de Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela preparou a conversa.

Acompanharam a agenda com os maestros a secretária-executiva, Jeanine Pires, o presidente da Funarte, Silvana Tamiazzi, coordenadora geral de Gestão e Mobilização Social do MinC, assessora que atua na implantação dos CEUs, e o presidente da Funarte, Antonio Grassi.

Apresentação – À noite, a ministra prestigiou a apresentação da orquestra Sinfônica da Venezuela, ‘Simón Bolivar’, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em companhia da presidenta Dilma Rousseff.

Fonte:Ascom/MinC