Você está aqui:

Diretora-executiva Jeanine Pires visita locais onde serão construídas PECs em Alagoas

Ao lado do prefeito de Maceió (foto), Rui Palmeira, a secretária Executiva do Ministério da Cultura (MinC), Jeaninne Pires, visitou, nesta quarta-feira (13), os dois bairros onde serão construídas as duas Praças de Esportes e da Cultura (PEC), nos bairros da Santa Lúcia e no Benedito Bentes. No total o Ministério da Cultura investirá R$ 4,7 milhões no projeto. Os recursos foram garantidos pela própria ministra da Cultura, Marta Suplicy, em reunião com o prefeito de Maceió no último dia 28, em Brasília.

No Complexo do Benedito Bentes, onde a PEC será implantada no Conjunto Frei Damião, o prefeito, a secretária Jeaninne Pires e a comitiva foram saudados com o batuque do Bumba Meu Boi Águia, tradicional grupo da cultura local.

Após conhecer os locais da construção das praças, a secretária Jeaninne Pires, parabenizou a iniciativa do prefeito Rui Palmeira em iniciar os investimentos em cultura nos bairros mais carentes de Maceió.

“Espero voltar em breve para ver este projeto transformar esta realidade de Maceió. Dois bairros considerados carentes estarão recebendo do governo federal em parceria com a Prefeitura de Maceió duas Praças de Esportes e Lazer com iniciativa de levar arte para as crianças e jovens”, avaliou a secretária.

“Um jovem, uma criança com a mente ocupada tem futuro garantido; será um cidadão de bem. As Praças de Esporte e da Cultura que serão construídas na Santa Lúcia e no Conjunto Frei Damião, no Benedito Bentes, vão colocar à disposição dessa juventude cinema, teatro, aulas de computação, no período em que eles estiverem sem atividades na escola?, afirmou o prefeito.

A visita foi acompanhada por secretários e e representantes das diversas secretarias envolvidas no projeto: Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Esportes e Lazer (SEMEL); Planejamento e Desenvolvimento (SEMPLA); Infraestrutura (SEMINFRA); Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (SEMTABES); Assistência Social (SEMAS); e Segurança Comunitária e Cidadania (SEMSCC). Todas as pastas terão participação na execução do projeto que é de natureza multidisciplinar.

PEC

As Praças dos Esportes e da Cultura (PECs) incluem telecentros, teatro, cinema, bibliotecas, além de Centros de Referência de Assistência Social (Cras). As PECs compõem as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) no eixo Comunidade Cidadã, que levam ações e projetos efetivos de combate à violência e exclusão social por meio de atividades que aliam esporte, educação e cultura.

Texto: Ascom MinC
Com informações da  Secom / Prefeitura de Maceió
Fotos: Yvette Moura