Você está aqui:


Nova pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo aponta crescimento do índice que mede a importância dos aspectos culturais para o desenvolvimento do turismo, usado como indicador da meta 10 do Plano Nacional de Cultura.

O Ministério do Turismo publicou o Relatório Brasil 2011 do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, que avalia o desempenho de 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional. As cidades são analisadas a partir de 13 dimensões, tais como infraestrutura, cooperação regional e aspectos sociais e ambientais.

Uma das dimensões estudadas pelos pesquisadores avalia a importância dos aspectos culturais para o turismo. Essa dimensão abrange a produção cultural associada ao turismo do destino, a preservação do seu patrimônio histórico e cultural e a estrutura pública do destino para o apoio à cultura.

 

Dimensão

2008

2009

2010

2011

Aspectos culturais

54,6

54,6

55,9

57,5

 

Em 2011, esses aspectos apresentaram um índice de 57,5, o que representa um crescimento de 2,9% em relação ao ano anterior. A meta 10 do Plano Nacional de Cultura busca elevar este índice em 15%, ou seja, de 55,9 para 64,3 até 2020. O resultado da nova pesquisa, divulgada em junho de 2012, mostra que, se mantido este crescimento, a meta pode vir a ser atingida em 2015.

Este resultado pode ser atribuído a um conjunto de políticas públicas conduzidas pelo governo federal, em especial os Ministérios do Turismo e da Cultura, que implementaram ações conjuntas no âmbito do turismo cultural, com base em Acordo de Cooperação firmado entre os dois órgãos e o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional – Iphan; além de iniciativas dos governos estaduais e municipais.

No âmbito do Ministério da Cultura, vale destacar programas como o Cultura Viva, que reconhece e fomenta iniciativas culturais nos municípios, os pontos de cultura; e a implantação do Sistema Nacional de Cultura, que estimula a melhoria dos instrumentos de gestão da cultura nos municípios. Além disso, o Iphan tem desenvolvido diversas ações que atuam na preservação do patrimônio histórico e cultural das cidades.

Referência:
Índice de Competitividade do Turismo Nacional – 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Relatório Brasil 2011 / Luiz Gustavo Medeiros Barbosa (Organizador) – Brasília, DF: SEBRAE, 2012. 88 p.  Para visualizar, clique aqui. Disponível em: . Acesso em: 24 out.2012