Você está aqui:

Afoxé Alafin Oyó, de Olinda (PE), é o tema do episódio 11 da Mostra Virtual Bossa Criativa Arte de Toda Gente – Olinda

Dando continuidade aos eventos do programa Arte de Toda Gente (ATG), uma parceria entre Funarte e UFRJ, confira os destaques da programação entre os dias 2 e 8 de janeiro de 2023. Entre eles estão: a Mostra Bossa Criativa e a Academia Arte de Toda Gente.

Confira a programação:

BOSSA CRIATIVA

Mostra Virtual Bossa Criativa Arte de Toda Gente – Olinda

A Mostra Olinda apresenta a cidade a partir de seu patrimônio cultural, ligado ao cotidiano de trabalho, criação e festa. Por meio de apresentações, oficinas e depoimentos, os doze episódios abordam temas e manifestações marcantes na formação e compreensão do polo turístico cultural local: ritmos, saberes e sabores a partir das artes e artesanatos locais.

No décimo episódio, vamos conhecer a tradicional e apreciada gastronomia local, abordada a partir de tradições dos preparos e do acolhimento que as figuras envolvidas nessas atividades trazem para moradores e passageiros na cidade de Olinda. Território antigo da colonização, a cidade sintetizou a mistura de temperos e preparos de todo o mundo. Entre os entrevistados, podemos citar a tapioqueira Lôra, com ponto no Alto da Sé; e os produtores da bebida Axé de Fala, Shirley Castro e Pitta, da Casa do Axé.

Já no décimo primeiro episódio, entrevistamos Fabiano Santos, atual presidente do Afoxé Alafin Oyó, que contou a história do grupo e suas relações com o Movimento Negro. O grupo foi fundado em 1986 e surgiu em meio às lutas do Movimento Negro durante a redemocratização. O Afoxé Alafin Oyó é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com atividades culturais e políticas voltadas para a afirmação da cultura negra, a partir do ritmo Ijexá. Realiza apresentações, oficinas, atividades, atos, ações filantrópicas e educacionais, unindo música e dança à luta pela afirmação identitária e contra a discriminação racial.

Lançamento do episódio 10: Gastronomia de Olinda
Dia 4 de janeiro (quarta-feira) l Horário: 18h
Gratuito
Disponível on-line: youtube.com/artedetodagente

Lançamento do episódio 11: Afoxé Alafin Oyó
Dia 6 de janeiro (sexta-feira) l Horário: 18h
Gratuito
Disponível on-line: youtube.com/artedetodagente

ACADEMIA ARTE DE TODA GENTE

O Arte de Toda Gente oferece uma diversidade de oficinas à distância, dos projetos Bossa Criativa, Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos e Um Novo Olhar – UNO — todas elas abertas e gratuitas, ministradas por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação. Para participar, basta se inscrever no site e, uma vez que complete todas as atividades propostas, o aluno receberá sua certificação. As inscrições disponíveis são para aulas de NFTs, Teatro Educação + Acessibilidade, Aspectos Básicos da Regência Coral e Saxofone. Além das pré-inscrições para os cursos de Tuba, Trompa e Pedagogia das Cordas – Módulo 4.

Informações e inscrições sobre os cursos no site: https://academia.artedetodagente.com