Você está aqui:

Está no ar o novo número da revista Memória e Informação, periódico científico semestral da Fundação Casa de Rui Barbosa.

O periódico é publicado pelo Centro de Memória e Informação desde 2017, disponibilizando à sociedade artigos inéditos, relatos de experiências, pesquisas e documentos de valor histórico das áreas de patrimônio, museologia, preservação arquitetônica e ciência da informação de pesquisadores de instituições científicas do Brasil e do exterior.

A primeira edição de 2021, que tem como editoras Ana Lígia Medeiros e Daniela Carvalho Sophia, oferece aos leitores cinco artigos científicos sobre patrimônio e museologia, dando destaque ao cenário brasileiro.

Na área de Relatos de experiências são apresentados dois trabalhos. O primeiro é o de Inaiê Del Castilho, que verifica o tráfico do patrimônio bibliográfico e arquivístico da Coleção Especial da Biblioteca do Museu Paraense Emílio Goeldi. O segundo é o de Ana Regina Luz Lacerda, que analisa quatro exemplos de coleções adquiridas pela Biblioteca Central da Universidade de Brasília.

Na seção Documentos é divulgada a primeira folha do caderno de Maria Clara Machado (1921-2001) que completou 100 anos no dia 3 de abril. O acervo completo da escritora está sob a guarda do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB) e encontra-se aberto à consulta.

Confira a edição completa.

Texto: Eula D.T.Cabral
Imagem: Márcio Vasconcellos

Fonte – FCRB