Você está aqui:

Iniciativa é formada por 14 países e contempla, nesta edição, composições e projetos musicais on-line

Estão abertas a partir de terça-feira, 1º de junho, as inscrições para os editais do Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas Ibermúsicas 2021, que vão contemplar composições e projetos musicais on-line de países ibero-americanos. A iniciativa é financiada atualmente por 14 países; entre eles, o Brasil, representado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte. Serão concedidos prêmios entre mil e cinco mil dólares norte-americanos por projeto.

Esta edição reúne três editais: o VIII Prêmio Ibermúsicas para Criação de Canções, que recebe candidaturas até 17 de setembro; o Edital de Ajudas ao Setor Musical em Modalidade Virtual 2021 e o Prêmio Ibermúsicas de Composição e Estreia de Obra 2021, os dois com inscrições até 1º de outubro.

Confira os concursos

Edital de Ajudas ao Setor Musical em Modalidade Virtual 2021
A chamada pública tem como alvo atender projetos virtuais a serem realizados em 2022. Podem ser inscritos eventos de formação (como cursos e oficinas), ciclos de concertos, festivais, feiras musicais e gravação de álbuns, entre outros. Os financiamentos vão de mil a quatro mil dólares norte-americanos por proposta. As inscrições podem ser realizadas até 1° de outubro de 2021.

Prêmio Ibermúsicas de Composição e Estreia de Obra 2021
O concurso tem o objetivo de promover a criação e estreia de música de concerto (acadêmica, erudita e experimental). Para promover o intercâmbio entre compositores e intérpretes, o concurso agrupa os países da região em pares. Os compositores brasileiros, por exemplo, devem inscrever projetos em parceria com grupos musicais da Colômbia. Para cada país membro do Programa Ibermúsicas, será concedido um prêmio, no valor de cinco mil dólares norte-americanos. As inscrições ficam abertas até 1° de outubro de 2021.

VIII Prêmio Ibermúsicas para Criação de Canções
O propósito desse prêmio é impulsionar e valorizar a música popular na região ibero-americana. O concurso é aberto a todos os estilos musicais. Nesta edição, serão premiadas três canções por país membro do Programa. Um dos prêmios será destinado às “novas sonoridades urbanas”, como rap, hip hop, “trap”, “remix” e “R&B”. As canções devem ser inéditas, nunca antes apresentadas em público nem premiadas; e devem incluir música e letras no idioma espanhol, português ou línguas próprias dos países da região (como mirandês, náuatle, guarani e aimará). Cada vencedor ganhará um prêmio de mil dólares norte-americanos. O prazo de inscrições vai até 17 de setembro de 2021.

Os editais e formulários de inscrição on-line estão disponíveis no site www.ibermusicas.org. Instruções para o envio de propostas e materiais podem ser consultadas no mesmo endereço eletrônico.

Sobre o Ibermúsicas

O Ibermúsicas é um programa internacional de cooperação multilateral, dedicado exclusivamente às artes musicais. Seu objetivo é promover a presença e o conhecimento da diversidade musical ibero-americana, estimular a formação de novos públicos na região e expandir o mercado de trabalho para os profissionais do setor. A iniciativa preza pela riqueza da música regional, com base no talento de seus criadores, intérpretes, pesquisadores e demais atores do ecossistema musical ibero-americano.

Atualmente, o Ibermúsicas é formado por 14 países, que o financiam: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. Desde 2012, a Fundação Nacional de Artes – Funarte representa o Brasil.

O Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas Ibermúsicas foi aprovado na XXI Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Assunção, capital do Paraguai, em novembro de 2011. Está enquadrado no Espaço Cultural Ibero-Americano da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib).

Mais informações no Brasil
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música | Coordenação de Música Popular
cemus@funarte.gov.br

Fonte – Funarte