Você está aqui:

Mestras e mestras realizam festival de carimbó online no Pará

Festival Pau & Corda

Transmissão virtual do Festival Pau & Corda de 2020 (Foto: Pierre Azevedo)

Carimbozeiros das regiões do Marajó, nordeste paraense e da capital Belém (PA) compõem a programação da 12ª edição do Festival Pau & Corda do Carimbó, que ocorre entre os dias 22 e 30 de maio. Pelo segundo ano consecutivo realizado em formato online devido à pandemia, em 2021 o evento foi contemplado em edital da Lei Aldir Blanc. Com oficinas de música e dança, bate-papo sobre produção de eventos, roda de conversa e show, o festival recebe apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo.

“Nossa programação sempre teve brincadeiras de ruas: quebra-pote, cabo de guerra, corrida de saco. Também nos preocupamos em ofertar oficinas de formação. Esse ano, como não tem brincadeira na rua, vamos disponibilizar uma oficina online com esse repasse cultural que são as brincadeiras populares”, explica a idealizadora do festival, Neire Rocha. “E vamos disponibilizar em nosso canal várias oficinas que ensinam ofícios como  tocar banjo e maracá, como reutilizar sacolas plásticas de maneira criativa, entre outras.”

Brincadeiras de rua durante o Festival Pau & Corda de 2019 (Foto: Divulgação).Na edição deste ano, há oficinas de percussão, de banjo e lundu marajoara, além de programação voltada para o público infantil com jogos e brincadeiras populares. Também estão previstas oficinas de artesanato para pintura de maracas, de reciclagem criativa e, ainda, um bate-papo sobre produção executiva em projetos de baixo orçamento. O festival será encerrado com roda de conversa sobre a cultura popular no contexto da pandemia e, ainda, show em formato de live do grupo Sancari.

“A nossa Constituição Federal de 1988, que reconheceu os direitos culturais, assim como o patrimônio imaterial como objeto de preservação e valorização, determina que o dever de proteger e promover o patrimônio brasileiro deve ser uma tarefa compartilhada entre poderes públicos e a sociedade”, contextualizou o técnico em Antropologia do Iphan-PA, Cyro Lins, em mensagem veiculada no evento. “Nesse sentido, o Festival Pau & Corda do Carimbó, que é promovido por carimbozeiros e carimbozeiras, tem um papel fundamental na promoção, difusão e transmissão dos saberes tradicionais do carimbó para as gerações futuras.”

Realizado desde 2008, o Festival Pau & Corda foi contemplado, este ano, em edital da Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (Fidesa), da Lei Aldir Blanc. O evento é promovido em conjunto com os moradores da passagem Álvaro Adolfo, no bairro da Pedreira em Belém, e o grupo Sancari. Parte do circuito Zimba Pará, o festival foi criado no âmbito do movimento Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro.

Carimbó & Salvaguarda

Show do grupo Sancari durante o Festival Pau & Corda de 2019 (Foto: Divulgação).Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil desde 2014, o carimbó tem origens na Amazônia colonial, na convergência de “influências culturais de índios, negros e europeus (portugueses)”, como aponta o dossiê de registro da manifestação.  Reunindo festas, música e dança, da capital Belém ao interior do Pará, o carimbó “é comumente divulgado como uma das mais significativas formas de expressão da identidade paraense e brasileira”, completa o dossiê.

Desde o registro da manifestação paraense, o Iphan-PA vem realizando um conjunto de ações de salvaguarda visando à reprodução e sustentabilidade da manifestação junto a comunidades detentoras. Em 2017, o prêmio Carimbó nosso patrimônio foi conferido a 25 mestras, mestres e grupos. Nesse entretempo, também foram realizados congressos que construíram políticas públicas voltadas para o bem.

Devido à emergência em saúde pública decorrente da pandemia, o Iphan também promoveu ações online em parceria com os detentores. Em maio de 2020, carimbozeiros participaram da ação Patrimônio Cultural em Casa, um bate-papo virtual com comunidades detentoras de todo o Brasil. Já em 2021, mestres e mestras do carimbó participam do projeto Conectando Patrimônios: redes de artes e sabores, que visa promover produtos e artigos associados às manifestações, como curimbós, maracas, saias e outros adereços.

Para o ano de 2020, estava previsto o 3º Congresso Estadual do Carimbó, em que seria lançado o Plano de Salvaguarda do Carimbó, elaborado com a participação das comunidades detentoras nas duas edições anteriores do congresso. Com a pandemia, o evento foi adiado, mas os recursos para a promoção do evento seguem disponíveis, aguardando as condições sanitárias necessárias para a realização.

*Fotos: 1) Transmissão online Festival Pau & Corda do ano de 2020 (Crédito: Pierre Azevedo); 2) Brincadeiras de rua na edição de 2019 (Crédito: Roberta Brandão); 3) Show do grupo Sancari no Festival de 2019 (Crédito: Roberta Brandão).

Serviço:
Festival Pau & Corda do Carimbó
Data:
23 a 30 de maio de 2021
Acesso:
Canal do Festival

Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Moisés Sarraf – moises.sarraf@iphan.gov.br
(61) 2024-5526 / (91) 98165-4577
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/IphanGovBr
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr