Você está aqui:

Evento marca início das entregas de instrumentos do concurso do Projeto Bandas de Música, realizado pela Funarte

A Secretaria Especial da Cultura e a Fundação Nacional de Artes – Funarte, vinculadas ao Ministério do Turismo, realizaram neste 30 de abril um evento de entrega de instrumentos musicais aos contemplados com o Edital Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020. Na ação, que contempla bandas de música de 22 unidades federativas de todas as cinco regiões do Brasil, foi realizado um investimento de mais de R$ 5 milhões pelo Governo Federal.

O Secretário Especial da Cultura, Mario Frias, realizou a entrega simbólica dos instrumentos de sopro, no Complexo Cultural Funarte – Brasília, no Setor de Divulgação Cultural do Eixo Monumental. O Presidente da Funarte, Tamoio Marcondes, foi representado pelo Coordenador da Funarte Brasília, Diogo Brandão. Na cerimônia, somente as bandas contempladas do Distrito Federal receberam a premiação. Foi realizada uma apresentação da Banda Sinfônica de Sobradinho.

O secretário Mario Frias parabenizou os músicos contemplados e frisou a importância da presença cada vez maior de investimentos como os realizados no edital, para atender a pessoas que não teriam recursos para adquirir tais instrumentos. “Gostaria de agradecer ao nosso Presidente da República Jair Bolsonaro pela a oportunidade de estar servindo ao meu País. Para mim é importância muito grande estar hoje na Funarte fazendo a entrega desses instrumentos e o que eles vão significar na vida das pessoas. Parabenizo a todos os músicos envolvidos neste projeto, parabéns pela vitória de vocês, que esses instrumentos possam ampliar ainda mais essa oportunidade maravilhosa que nos dão de formar essa orquestra. É muito gratificante fazer essa entrega do Edital Prêmio Funarte de Apoio a Banda de Música”, declarou o secretário. “Quero parabenizar o Ministério do Turismo na pessoa do Ministro Gilson Machado, meu amigo, parabenizo a Secretaria Especial da Cultura e a todos os Secretários aqui presentes”, acrescentou.

No Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020, foram contemplados 373 projetos de bandas. Elas receberão, no total, 790 instrumentos de sopro.

O evento de premiação  contou com a presença de outras autoridades da Secult, como o Chefe de Gabinete da Secretaria Especial da Cultura, Gustavo Silveira; o Secretário de Economia Criativa e Diversidade Cultural, Aldo Valentim; o Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, André Porciúncula.

Foram premiadas mais propostas do que o estabelecido — as que tiveram menor pontuação receberam menos instrumentos e as que tiveram maior pontuação receberam os cinco previsto no edital. Os estados de origem das bandas premiadas são: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. O edital é realizado por meio do Centro da Música da Funarte. A ação integra o Projeto Bandas de Música.

Da esq. para dir.: o Coordenador da Funarte Brasília, Diogo Brandão; Secretário Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, André Porciúncula; Secretário Especial da Cultura, Mario Frias; Chefe de Gabinete da Secretaria Especial da Cultura, Gustavo Silveira; e Secretário Nacional de Economia Criativa e Diversidade Cultural, Aldo Valentim: Foto: Funarte Brasília

Na cerimônia, o coordenador da Funarte Brasília, Diogo Brandão também reforçou o papel que tem o Prêmio no incentivo ainda maior da atividade cultural no País: “É com grande satisfação e orgulho que estamos aqui hoje para celebrar a entrega do Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música. Eu, Diogo Brandão, em nome do presidente da Funarte, Dr. Tamoio Marcondes, dos diretores dos demais centros, dos servidores e colaboradores e, em especial, do Sr. Bernardo Guerra Duarte, Diretor do Centro de Música desta Fundação, agradeço a presença de todos que vieram prestigiar conosco as bandas premiadas. Este prêmio fomenta ainda mais a importância da cultura para nosso país. Nos dá orgulho e vontade de fazer cada vez mais pela cultura do nosso Brasil. Saúdo e agradeço a todos os artistas inscritos e parabenizo os contemplados”, disse Diogo Brandão, em seu discurso.

As bandas contempladas do Distrito Federal que receberam o material no evento foram: a Banda Sinfônica de Sobradinho e a Banda de Música Musicando no Cerrado. No total, foram entregues seis instrumentos.

Seleção
As propostas inscritas foram selecionadas em três etapas: habilitação dos projetos; avaliação da comissão de seleção; e análise documental. A comissão foi composta por sete membros, com conhecida atuação na área da música.

Entrega
Cada órgão estadual decidirá a melhor maneira de realizar as entregas do instrumental, conforme as medidas relacionadas à pandemia de covid 19 de cada estado. Os contemplados que cumpriram todas as exigências documentais devem aguardar contato para o recebimento do material.

Recursos
Os recursos para a realização do Edital Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020 são oriundos da Lei Orçamentária Anual (LOA) e do Fundo Nacional de Cultura (FNC) e são designados como “Promoção e Fomento à Cultura Brasileira”.

Mais informações sobre o edital aqui