Você está aqui:

As reuniões on-line ocorrem entre os dias 14 de abril a 14 de julho de 2021

Fiéis acompanham o tradicional desfile da Romaria de Carros de Bois, em Trindade (GO). (Foto: Acervo Iphan)

O costume de reunir famílias de várias regiões rurais para viajarem em carros de bois até o município de Trindade (GO) como forma de expressar fé é parte integrante do conjunto de atividades e rituais da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade. O desfile da Romaria de Carros de Bois realizado há cerca de 180 anos é o momento mais importante para todos que percorrem o caminho da devoção e peregrinação.

Para manter viva essa tradição, reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil desde 2016, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, realiza entre os dias 14 de abril a 14 de julho um ciclo de encontros virtuais. O objetivo dos eventos é discutir o Plano de Salvaguarda da Romaria de Carros de Bois da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade.

O objetivo das reuniões é promover o diálogo entre detentores e instituições públicas envolvidas, definindo ações a serem realizadas a curto, médio e longo prazo, relacionadas à manutenção da manifestação cultural. Dividido em quatro eixos de debates, nos encontros serão abordados: a Mobilização social e alcance da política; Gestão participativa no processo de salvaguarda; Difusão e valorização; Produção e Reprodução Cultural.

O superintendente do Iphan-GO, Allyson Cabral, explica que o plano de salvaguarda contemplará demandas dos carreiros que percorrem o caminho da fé vindo de diversos municípios goianos, na perspectiva da preservação do bem cultural em larga escala. “É necessário pensar nos saberes e práticas relacionados a Romaria de Carros de Bois.  Sendo eles transmitidos às futuras gerações, não correrão o risco de se perderem com o tempo”, destacou.

Devoção

Em devoção ao Divino Pai Eterno, os fiéis saem de diversas localidades de Goiás e outros estados do Centro-Oeste e Sudeste, seguindo até Trindade como forma de agradecer as bênçãos recebidas e pagar promessas.  Os carreiros, candeeiros e demais participantes da Romaria de Carro de Bois se colocam na posição de herdeiros e transmissores desse costume.

Ao usarem um meio de transporte tido como arcaico na atualidade, os carreiros rememoram os tempos dos seus antepassados e até mesmo o da infância, reconstruindo, ano após ano, a tradição da vida rural e das devoções católicas. Em 2020, em função da pandemia, a Festa do Divino Pai Eterno de Trindade foi cancelada, não ocorrendo também o tradicional desfile da Romaria de Carros de Bois. Para este ano, está sendo estudado se a Festa acontecerá de forma presencial ou on-line.

Confira a programação completa das reuniões e os links de participação:

Plano de Salvaguarda Romaria de Carros de Bois

14 de abril (quarta-feira) – 18h

Eixo 1: Mobilização Social e Alcance da Política

https://meet.google.com/bhi-fquw-ykk

12 de maio (quarta-feira) – 18h
Eixo 2: Gestão Participativa no processo de salvaguarda

https://meet.google.com/bji-fcpy-yhz

16 de junho (quarta-feira) – 18h
Eixo 3: Difusão e Valorização

https://meet.google.com/jqi-ukbn-gjc

14 de julho (quarta-feira) – 18h
Eixo 4: Produção e Reprodução Cultural

https://meet.google.com/msc-gufs-vvq

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Marianne Cardoso – marianne.cardoso@iphan.gov.br
(62) 3224-6402/1310 – (62) 99955-1399
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr