Você está aqui:
Em processo de registro, a manifestação é tema de eventos nos meses de abril e maio

Choro_CNFCP

Imagem de antes da pandemia mostra uma apresentação do ritmo choro.

s segundas-feiras de abril e maio, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) promove seminários online para debater o choro como expressão cultural brasileira. Com a participação de detentores, pesquisadores e instituições ligadas a essa manifestação, os encontros serão transmitidos pelo canal do CNFCP no YouTube, e também pela página do Centro no Facebook, a partir das 19h.

Trata-se do segundo ciclo de seminários sobre o tema. O primeiro foi realizado em novembro de 2020, com foco em acervos e instituições de ensino. A iniciativa faz parte do processo de registro do choro como Patrimônio Cultural do Brasil. Este título é conferido pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo e à Secretaria Especial da Cultura.

Em abril, o tema dos encontros consiste nas memórias e cenas do choro em variadas partes do país. Nesta segunda-feira, dia 5, o debate versa sobre movimentos e coletivos de choro em Sergipe, Maranhão, Paraná e Minas Gerais. Tanto o tema quanto a programação de maio serão divulgados posteriormente.

2021_CNFCP_SeminárioOnline_ChoroEm 2019, a Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec) foi selecionada por edital para conduzir a pesquisa e documentação da instrução técnica do processo de registro do choro. A Acamufec iniciou esse trabalho no ano passado por meio virtual, já que as atividades presenciais planejadas foram suspensas em virtude da pandemia de Covid-19.

Os objetivos do processo são compreender o choro não apenas enquanto gênero musical, mas como manifestação cultural coletiva e, ainda, identificar as relações que são constituídas por essa tradição musical. Ao término do processo, todas essas informações vão compor um dossiê de registro, dois documentários audiovisuais e documentação fotográfica. Nesse ponto, o dossiê será apreciado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que poderá reconhecer o choro como Patrimônio Cultural do Brasil.

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular

Com atuação nacional, o CNFCP se dedica à pesquisa, documentação, difusão e execução de políticas públicas de preservação e valorização dos mais diversos processos e expressões da cultura popular. Criado em 1958, tornou-se em 2003 uma unidade especial do Iphan.

Serviço:

Seminários online Choro: Patrimônio Cultural do Brasil
Dia e horário: segundas-feiras de abril e maio, às 19h
Onde: Canal do CNFCP no Youtube e página do CNFCP no Facebook

Cultura, Artes, História e Esportes