Você está aqui:

Em parceria com a UFRGS, ação visibiliza o saber-fazer das mulheres artesãs

Lãs do RS

Rio Grande do Sul é responsável por 98% da lã produzida no Brasil, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma atividade que mobiliza diversos saberes, como os cuidados com rebanho, tosa, fiação artesanal de peças.

O universo das mulheres artesãs como detentoras do saber-fazer tradicional e a predominância e relevância da matéria prima lã para a cultura do Rio Grande do Sul chamou atenção da pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e gestora cultural, Letícia de Cássia Costa. Ela desenvolveu uma série de pesquisas sobre o tema que deram origem ao projeto Lãs do RS, cuja primeira ação foi a exposição Lã Crua, Fios da Memória: O Saber-Fazer da Mulher Gaúcha, realizada pelo Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (MARS) em 2019.

Exposição "Lã Crua, Fios da Memória: O Saber-Fazer da Mulher Gaúcha" (Foto: Divulgação). A ação Lãs do RS recebeu menção honrosa na  33ª edição do Prêmio Rodrigo Rodrigo Melo Franco de Andrade 2020 pela capacidade de transmissão de saberes entre pessoas dos mais distintos segmentos com a realização de rodas de conversas e oficinas de tecelagem.

Com apoio de diversas instituições, do poder público ao setor agropecuário local, a iniciativa tem se empenhado na visibilização e salvaguarda desses conhecimentos tradicionais da lã brasileira, que encontra-se em processo de registro como patrimônio imaterial em âmbito nacional. Outro resultado da ação foi a criação do Fórum Rede Lãs do RS, que é uma janela permanente para fomento e discussão sobre o tema.

Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Adriana Araújo – adriana.araujo@iphan.gov.br
(61) 2024-5512
https://www.gov.br/iphan/
www.facebook.com/IphanGovBr
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr