Você está aqui:

As atrações on-line do Programa Arte de Toda Gente contribui para o alcance das metas 24 e 25 do PNC

Parceria com orquestra de violões e Oficina de Contrabaixo são alguns dos destaques

A Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro apresentam, na semana de 15 a 19 de março de 2021, alguns destaques da agenda do Arte de Toda Gente, realizado em parceria entre as duas instituições. Ligados a várias linguagens artísticas, os cursos e outras atividades do programa são exibidos em vídeos, no canal youtube.com/artedetodagente e nos sites dos três projetos que integram a iniciativa. O acesso é gratuito. O Arte de Toda Gente conta com a curadoria da Escola de Música da UFRJ. Confira as atrações:

Bossa Criativa – Arte de Toda Gente

Na segunda-feira, dia 15 de março, foi ao ar pelo Bossa Criativa o terceiro dos dez módulos da Oficina de Empreendedorismo em Música, com o músico e professor Eduardo Pereira. Desta vez, o tema é Perspectivas da Administração. Nos vídeos são abordados conceitos, técnicas, conteúdos e ferramentas de auxílio para a gestão da carreira musical. A oficina também mostra os caminhos para a definição de um modelo de negócio, para atuação como pessoa física ou jurídica. Novos vídeos são postados semanalmente.

Na terça-feira, dia 16, às 10h, foram publicadas as nonas aulas dos três módulos da Série Casa do Choro. Na oficina 8 com, Mauricio Carrilho fala sobre o choro Vai ou fica?. Na oficina Furiosa Portátil, é também Mauricio quem comenta sobre o choro Canto do Rio. Já na oficina Princípios do Choro, sobre diversos gêneros, Pedro Aragão aborda a valsa.

Na sexta-feira, dia 19, será lançada a parceria do Bossa Criativa com a Orquestra de Violões do Forte Copacabana. Serão três vídeos, disponibilizados em três sextas-feiras seguidas. O dois primeiros vídeos abordam o afro funk Brasil, gênero musical que deu fama à dupla baiana Antonio Carlos e Jocafi. Os vídeos contam com a participação dos dois, que interpretam algumas de suas músicas em conjunto com a Orquestra, em animados videoclipes. Alguns depoimentos também situam e explicam o afro funk Brasil, entremeados com trechos das canções da dupla. O terceiro vídeo é uma homenagem ao guitarrista, bandolinista, compositor e arranjador Armandinho Macêdo, o criador da guitarra baiana.

Projeto Um Novo Olhar (UNO)

Na segunda-feira, às 10h, foram liberadas os vídeos 5 e 6 da oficina Elaboração de projetos e o uso das leis de incentivo pelo olhar do prestador de contas, com Anacris Monteiro. O vídeo 7 será liberada na quinta, dia 18, no mesmo horário. Na série, Anacris dá dicas valiosas de como formatar e administrar recursos incentivados e conveniados. Os vídeos contam com tradução para libras.

Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos)

Já está no ar o vídeo Highlights Fimuca – Melhores Candidatos, que traz um compilado de depoimentos dos 13 candidatos oriundos de projetos sociais do Concurso Sinos Fimuca de Jovens Solistas. Estão no vídeo: Vanniellyson Vilker, trompista, interpretando España For Solo Horn, de V. Bujanovsky; Paulo Felix interpreta ao saxofone Capricho em forma de valsa, de Paul Boneau; Isadora Ferreira, pianista, executa o Ètude Op. 10 No. 4, de Frédéric Chopin; o violoncelista Caio Godoy nos mostra o Concerto N°1 para violoncelo, de Camille Saint Saëns; Paulo Eduardo, ao saxofone, toca Urdimbre, de Rolando Budini; Alana Lana, trompetista, interpreta Intrada. de Arthur Honegger; com sua clarineta, Lucas Ferreira dos Santos nos mostra Pequena Peça Brasileira, de Murillo Santos; Jean Lopes interpreta, ao violão, a Suite Summer Garden, mov. 17 – Remembrance, de Sérgio Assad; Henrique Peixoto Rabelo, pianista, toca a Sonata Op. 2 no 3, 1o mov., de Ludwig van Beethoven; o oboísta Marcelo Vilarta nos apresenta Morceau de Salon, de Johan Kalliwoda; Pedro Henrique Caetano interpreta, ao violão, a Fantasia SulAmérica, de Claudio Santoro; Pedro Henrique Bayer, oboísta, executa o Concerto em Do maior, de W. A. Mozart; e a cantora Maria Flávia Greggio Gattás interpreta Coração Triste, de Alberto Nepomuceno.

Na terça-feira, dia 16, às 10h, foi ao ar a primeira aula da Oficina de Contrabaixo, com Rodrigo Favaro, parte do Curso Pedagogia das Cordas, destinado a professores. O instrutor é solista de contrabaixo da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), membro da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (OSUFRJ) e da orquestra de câmara Johann Sebastian Rio. Bacharel em Contrabaixo pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), ele concluiu duplo mestrado em performance musical com especialização em Repertórios Orquestral e Solista na Haute École de Musique de Genève (Genebra – Suíça), em 2006.

Programa Arte de Toda Gente

Projetos Bossa Criativa, Um Novo Olhar e Sistema Nacional de Orquestras Sociais

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Acesse os vídeos no canal do programa: youtube.com/artedetodagente

Leia mais sobre os projetos que compõem a iniciativa, nos sites:

Fonte – Funarte