Você está aqui:

A  preservação do Teatro Municipal de São Paulo se relaciona com as metas 05 e 10 do PNC.

Regulamentação prevê poligonal de tombamento deste importante monumento nacional cravado no centro da capital paulista

Teatro Muncipal de São Paulo

Teatro Municipal de São Paulo, tombado pelo Iphan em 2014 (Foto: Victor Hugo).

Tombado pelo Iphan em 2014, o Teatro Municipal de São Paulo foi projetado por Domiziano Rossi e Claudio Rossi e construído pelo escritório de Ramos de Azevedo. O edifício, seu acervo e os jardins laterais na praça Ramos de Azevedo integram o bem tombado que, com a Portaria IPHAN nº8/2021, é objeto de delimitação de poligonal de entorno e estabelecimento de diretrizes de preservação.

A partir da publicação desta portaria, apenas os imóveis e logradouros localizados dentro dos limites dessa poligonal deverão ser objeto de análise técnica por parte do Iphan, assegurando, com isto, clareza do papel institucional do Instituto em sua missão de reconhecer e preservar este importante monumento nacional.

O processo de construção desta regulamentação considerou aspectos relativos à manutenção da visibilidade e ambiência histórica do bem, em especial os visuais obtidos a partir da praça do Patriarca, do Vale do Anhangabaú e do viaduto do Chá.

Considerando o contexto urbano consolidado onde se insere o bem, as diretrizes de preservação propostas foram construídas de modo a garantir a valorização do bem tombado, por meio do disciplinamento do mobiliário, equipamentos publicitários e sinalização urbana.

A poligonal de tombamento e entorno, além das diretrizes de preservação, podem ser visualizadas no Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão – SICG, acessando o link https://sicg.iphan.gov.br/sicg/protecoes/mapa?pre_setor=686.

Dados gerais sobre o bem tombado

Nome: Teatro Municipal de São Paulo, incluindo o edifício, com seus bens integrados e o seu jardim lateral situados na Praça Ramos de Azevedo, no Município de São Paulo (SP).

Níveis de proteção:

  • Tombamento federal – processo 1349-T-95 inscrito no Livro do Tombo Histórico – Volume III, sob nº 629, folha 96, e no Livro do Tombo de Belas Artes – Volume II, sob nº 644, folha 80, em 30 de outubro de 2014.
  • Tombamento estadual – processo nº21752/81 CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico inscrito no Livro do Tombo Histórico nº158, pagina 34 no dia 28/01/1982.

 

Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Tiago Rodrigues – 
(61) 2024-5534
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/IphanGovBr
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Fonte Iphan