Você está aqui:

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), divulga os destaques desta semana dos projetos Bossa Criativa, Um Novo Olhar (UNO) e Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos). O lançamento do projeto Viva Ouro Preto VR, um “pocket show”, uma apresentação circense e vídeo-oficinas de regência e afinação estão na agenda. Todas as ações são gratuitas e fazem parte do Programa Funarte de Toda Gente.

Interessados podem acessar o conteúdo do projeto Bossa Criativa no site bossacriativa.art.br, das ações do Uno no umnovooolhar.art.br e das atividades do Sinos no site sinos.art.br. Todas as atividades estão disponíveis para download e estudo nos sites próprios e também no Portal Funarte desde o lançamento das ações.

Através do Bossa Criativa, o público pode conferir, no dia 26 de agosto, às 19h, mais uma live de lançamento do projeto Viva Ouro Preto VR. A discussão sobre o tema Realidade Virtual e Patrimônio Cultural contará com a participação de especialistas das áreas de patrimônio histórico e cultural, realidade virtual, comunicação e produção cultural. O intuito é debater sobre como a realidade virtual pode ser uma grande aliada para ativar a valorização do patrimônio, além de comentar as escolhas inovadoras aplicadas no projeto.

Já no dia 28, sexta-feira, às 18h, o pocket show Pará Musical reúne os compositores Arthur Nogueira, Márcio Farias e Pedrinho Cavalléro. Além dos músicos, o intérprete Olivar Barreto e o pianista Jacinto Kahwage também participam do show. Os compositores apresentam versões exclusivas de suas obras, entre as quais: Ave do Amor (Arthur Nogueira/Ava Rocha), Maracatu (Márcio Farias) e Pretexto (Pedrinho Cavalléro/Jorge Andrade). Acompanhado pelo pianista Jacinto Kahwage, Olivar Barreto homenageia dois ícones da música do Pará: Walter Freitas, autor de Merenguêra, e o cantor Walter Bandeira, intérprete original da canção Cobrindo o Sol (Guilherme Coutinho/Luiz Otávio Barata)

Por meio do projeto Um Novo Olhar – Uno, já está disponível a vídeo-oficina Estabelecendo a comunicação através do gestual da regência, da professora Danielly Souza. A série visa propor reflexões a respeito de aspectos técnicos básicos sobre o gestual da regência coral, com intuito de aprimorar cada vez mais a comunicação entre o regente e seus cantores.

No dia 28 de agosto, sexta-feira, às 18h, os amantes das artes circenses serão agraciados com a apresentação Circo para Todos!, dos acrobatas Analu Faria e Elder Oliveira. A primeira parte do espetáculo traz Pinduca, uma palhaça atrevida, protagonizada por Analu. Ela decide ocupar seu tempo assistindo a uma apresentação de circo, mas não enxerga o mundo como nós, nem se preocupa muito com isso. Pra ser feliz e se divertir, Pinduca só precisa de um balde de pipoca, um controle remoto e muita imaginação!

Já na segunda parte do show, Analu Faria e Elder Oliveira se encontram para apresentar um duo acrobático de parada de mãos que faz relação com uma bengala para cegos. Ao final das apresentações, os artistas contam um pouco das suas trajetórias nesta arte milenar e ressaltam ao público como o circo pode ser para todos.

No site do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, o público encontra diversas atividades, como os vídeos de afinação Harmônicos Naturais e Harmônicos Artificiais – Por que ensinar e quando?, com a violinista Luciana Arraes. Na série, a musicista trata dos assuntos referentes à afinação e aos ajustes técnicos possíveis. Luciana ensina os diferentes pizzicatos (técnica em que as cordas são pinçadas com os dedos), articulações na mão esquerda, além de falar de vibrato e harmônicos.

O maestro André Cardoso apresenta a vídeo-oficina Sobre a Regência: Richard Wagner e Felix Weingartner, sexta aula da série História da Regência, no dia 28 de agosto, às 10h. O maestro aborda o desenvolvimento da atividade de direção de conjuntos vocais e instrumentais ao longo do tempo. E, também, como foi formatada a técnica gestual para a transmissão do conteúdo musical de uma partitura. Em seis vídeos, serão apresentados os recursos empregados para a direção de grupos musicais em diferentes contextos e épocas.

Os projetos Bossa Criativa, Uno e Sinos fazem parte do programa Funarte de Toda Gente. Para participar e aproveitar todas as atividades do programa, basta fazer a inscrição e acessar o canal Arte de Toda Gente https://www.youtube.com/c/ArteDeTodaGente

No portal da Funarte (www.funarte.gov.br), o público pode conferir todos os projetos e editais da instituição.

Fonte: Funarte