Você está aqui:
No dia 22 de julho, a Fundação Biblioteca Nacional abriu inscrições para o seu Prêmio Literário, edição 2020.
As inscrições permanecem abertas até 04 de setembro e devem ser feitas exclusivamente no endereço http://premioliterario.bn.gov.br/

Prêmio Literário 2020

Concedido anualmente, desde 1995, o Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional tem por objetivo reconhecer a qualidade intelectual das obras publicadas no período de 1º de maio de 2019 a 30 de abril de 2020, no Brasil, em língua portuguesa. Em 2020, o Prêmio prevê oito categorias distintas: poesia, romance, conto, ensaio literário, ensaio social, tradução, literatura infantil e literatura juvenil. Cada um dos premiados recebe quantia de R$ 30.000,00 (trinta mil reais).

Em virtude dos efeitos da pandemia de Covid-19, verificou-se a inviabilidade de manter a categoria Projeto Gráfico com a adoção estrita do modelo de inscrição por meio de plataforma eletrônica. A análise das obras nessa categoria requer substancialmente a análise dos livros como produtos físicos, aos quais a comissão julgadora teria acesso apenas por meio postal. Dessa forma, excepcionalmente neste ano, o Prêmio não incluirá a categoria Projeto Gráfico – Prêmio Aloísio Magalhães.

No próximo ano, a categoria será readmitida após o restabelecimento da capacidade operacional para recebimento e encaminhamento dos exemplares físicos.

Para participar, as obras devem preencher as seguintes condições:

  • estar em primeira edição;
  • terem sido publicadas e impressas no período de 1º de maio de 2019 a 30 de abril de 2020;
  • terem sido escritas em língua portuguesa;
  • terem sido publicadas por editoras brasileiras;
  • estar em conformidade com a Lei do Depósito Legal (Lei nº 10.994, de 14 de dezembro de 2004);
  • possuir número de registro ISBN (International Standard Book Number) válido no Brasil;

Leia o Edital do Prêmio Literário no link

Fonte: Fundação Biblioteca Nacional