Você está aqui:

Está aberta e disponível ao acesso público a exposição virtual Reencontro com a fé, do Museu Solar Monjardim/Ibram. A mostra, coordenada pela doutoranda em artes visuais Fuviane Galdino Moreira, traz 39 imagens sacras de diferentes devoções, estilos e períodos e pode ser acessada por meio do site até o dia 12 de agosto.

Um catálogo com mais imagens, ampla contextualização e informações textuais também está disponível, bem como minipalestras em vídeo sobre o tema. Com um total de 360 peças que abrangem um período que vai do século XVII ao XIX, o acervo de arte sacra do museu é um dos mais significativos do Espírito Santo.

Segundo o diretor do museu, Evaldo Portela, a expectativa é a de que, no médio prazo, parte do acervo possa ser aproveitada para além do mundo virtual, após sanada a questão da pandemia do novo Coronavírus e concluídas as obras de engenharia pelas quais o casarão histórico passa atualmente.

“Muitas destas imagens não são vistas pela população capixaba há mais de 50 anos. Nosso desejo é ampliar ao máximo o acesso de todos a estes belos testemunhos materiais da fé, do talento artístico e da habilidade manual de nossos antepassados”, concluiu o diretor.

Mais informações msm@museus.gov.br

1) Santo Antônio
Madeira policromada: 26,6 x 9,8 x 9,5 cm
2) Cristo Crucificado
Madeira policromada: 66,5 x 23 x 7 cm