Você está aqui:

Está disponível, no site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o resultado final da seleção de alunos-bolsistas para o Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural 2020. Os dez aprovados fazem parte da 12ª turma do Programa de Pós-Graduação promovido pelo instituto, por meio do Centro Lucio Costa (CLC).

A data prevista para o início das atividades dos novos mestrandos é 1º de setembro. Além de sólida formação teórica a respeito dos aspectos sociais, históricos, administrativos, jurídicos e tecnológicos aplicados ao Patrimônio Cultural, os estudantes passarão por uma intensa experiência de campo nas unidades do Iphan e serão supervisionados por servidores da autarquia.

Os aprovados
Os candidatos selecionados em primeiro lugar deverão entrar em contato imediatamente com a Coordenação do Mestrado pelo e-mail mestrado.clc@iphan.gov.br para manifestarem seu interesse ou não em assumir a vaga. Em caso de desistência, poderá ser convocado até o terceiro colocado, quando houver, para o preenchimento da vaga.

O processo seletivo da vaga reserva da Superintendência do Iphan no Mato Grosso do Sul vai seguir os mesmos procedimentos das vagas prioritárias, de acordo com o calendário previsto na retificação do Edital de Seleção (item 16.2).

Investimento e expansão
Até o final de 2019, o Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural havia admitido 234 alunos, egressos de 34 cursos de graduação diferentes. Desses, 166  concluíram o programa e a maioria atua profissionalmente na área do Patrimônio Cultural: dados extraídos da plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) apontam que 81% dos egressos trabalham na área do mestrado.

Além da qualidade acadêmica, nos últimos anos, o Iphan tem investido na expansão do mestrado. “Reafirmando o nosso compromisso em formar um corpo de profissionais cada vez mais diverso, tanto servidores federais quanto de municípios declarados Patrimônio Mundial pela Unesco têm sido admitidos no programa”, comenta o diretor do CLC, Leonardo Barreto. Os colaboradores do Iphan também vêm sendo incluídos: 34 deles já são mestres em Preservação do Patrimônio Cultural.