Você está aqui:

No total, foram avaliadas 909 iniciativas de mestres e 185 de pessoas jurídicas sem fins lucrativos. Candidatos desclassificados têm cinco dias para pedir reconsideração

O Ministério da Cidadania divulgou nesta quinta-feira (17) o resultado preliminar da fase de classificação do Prêmio Culturas Populares – Edição Teixeirinha. Este ano, serão destinados R$ 5 milhões a 250 iniciativas que contribuam para fortalecer e dar visibilidade a atividades da cultura popular e tradicional de todo o Brasil. Cada um dos premiados vai receber R$ 20 mil.

No total, foram avaliadas 909 iniciativas de mestres e mestras, com 672 classificados e 237 desclassificados. No caso de pessoas jurídicas sem fins lucrativos com finalidade ou natureza cultural, foram apreciados 185 projetos, dos quais 178 foram classificados e 07, desclassificados.

Os candidatos desclassificados podem enviar pedido de reconsideração da fase de classificação, no prazo de cinco dias corridos a partir desta quinta-feira (17), de acordo com os seguintes passos:

  1. Acesse a endereço http://cidadania.gov.br e escolha a opção “Fale Conosco”
  2. Acesse a Central de Relacionamento e clique no campo Formulário Eletrônico e registe aqui sua manifestação.
  3. Acesse o campo: Solicitação e selecione o assunto: Recurso-Edital PCP 2019 – Teixeirinha.
  4. E no campo “Informe o assunto” escreva: Recurso-Edital PCP 2019 – Teixeirinha.
  5. Informe o seu perfil: Não beneficiário em seguida preencha o formulário.
  6. Anexe o formulário próprio do pedido de reconsideração que deverá estar devidamente assinado de próprio punho.
  7. Clique em ENVIAR.
  8. Anote o seu número de protocolo e aguarde o e-mail de confirmação.

Sobre o Prêmio Culturas Populares

Na edição de 2019, os prêmios estão divididos em 150 iniciativas de mestres e mestras (pessoas físicas); 90 iniciativas de pessoas jurídicas sem fins lucrativos com finalidade ou natureza cultural expressa em seu estatuto, já reconhecidas como Pontos de Cultura ou cadastradas na Plataforma Rede Cultura Viva; e 10 iniciativas de pessoas jurídicas sem fins lucrativos com finalidade ou natureza cultural expressa em seu estatuto, já reconhecidas como Pontos de Cultura ou cadastradas na Plataforma Rede Cultura Viva e que comprovem ações em acessibilidade cultural.

A cada ano, o Prêmio Culturas Populares homenageia um expoente da cultura popular brasileira. Este ano, o homenageado é o cantor, compositor e ator gaúcho Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, falecido em 1985, aos 58 anos. Natural de Rolante (RS), Teixeirinha nasceu em 1927, ficou órgão aos nove anos e foi morar com parentes que não tinham condições de sustentá-lo. Para sobreviver, fez um pouco de tudo antes de se revelar grande artista. Ainda menino, carregou malas em portas de pensões, entregou marmitas e vendeu jornais e doces como ambulante.

A carreira de cantor teve início nas rádios das cidades do interior do Rio Grande do Sul, como Lajeado, Estrela e Rio Pardo. Apesar de nunca ter cursado aulas de música ou canto, contava com seus dons naturais – a bela voz e a improvisação – que fizeram com que se tornasse um exímio repentista. Carismático, escrevia canções simples que tocavam o público. Seu acervo, que reúne mais de 1.200 canções lançadas em cerca de 70 discos, atualmente é preservado pela Fundação Vitor Mateus Teixeira.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412