Você está aqui:

Edital com normas aos participantes foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (11). Os interessados têm até o dia 25 de novembro para se inscrever

O Ministério da Cidadania vai premiar obras literárias inéditas que abordem de forma livre os 200 anos da Independência do Brasil, que serão celebrados em 2022. Os interessados em participar do edital têm até o dia 25 de novembro para se inscrever. Confira.

Ao todo, 20 trabalhos serão contemplados com R$ 30 mil cada – o investimento total será de R$ 600 mil. Esta é a segunda edição do prêmio, que promove a literatura brasileira em todo o País.

“O objetivo desse edital é fomentar atividades relacionadas à promoção da literatura brasileira, valorizar autores nacionais e incentivar a qualidade literária por meio da seleção e premiação de obras literárias inéditas em português do Brasil, que abordem de forma livre a temática do bicentenário da Independência do Brasil”, explica a diretora do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria Especial da Cultura, Ana Araruna.

Para o secretário adjunto da Cultura, José Paulo Soares Martins, a premiação é uma oportunidade para celebrar a literatura brasileira em uma importante data para o Brasil. “O livro passa a ser um documento que vai colocar uma série de posições, de vários autores, sobre a importância do tema e o significado dele para a sociedade. Então, esse edital é bastante relevante porque traz essa temática em uma oportunidade única, que é essa data de comemoração dos 200 anos da nossa independência”, destaca.

A avaliação das produções se dará pelos seguintes critérios: qualidade literária, criatividade, originalidade, comunicabilidade e contribuição à cultura nacional. Haverá bonificação aos participantes que apresentarem, na inscrição, uma carta de editora demonstrando interesse em publicar a obra.

Edital
Anexo I – Declaração de Autoria
Anexo II – Termo de Doação
Anexo III – Declaração de Concordância
Anexo IV – Autorização dos Responsáveis
Perguntas Frequentes