Você está aqui:

Podem participar da seleção curtas de ficção, animação, documentário ou gêneros híbridos. Evento conta com apoio da Lei Rouanet

(publicado: 20/02/2019 10h20, última modificação: 20/02/2019 10h20)

Estão abertas até 20 de março as inscrições de curtas-metragens de ficção, animação, documentário ou gêneros híbridos para a quinta edição do Festival de Cinema Ambiental e Sustentável do Espírito Santo (Cine.Ema), que será realizada de 7 a 8 de junho no distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, e nos dias 2 e 3 de agosto na Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta. Podem participar filmes de até 30 minutos de duração, com temáticas ambientais, ecológicas e sustentáveis, que serão avaliados por curadoria e poderão compor a grade de programação das mostras competitivas e não competitivas do evento. Confira aqui as regras gerais de participação.

Em 2019, o evento realizará mais uma vez o Cine.Eminha, mostra ambiental infantil, com filmes de curta duração voltados para crianças. Os filmes submetidos para esta mostra não competitiva também devem ser inscritos na seleção. As obras que participam da mostra competitiva concorrem ao troféu “Sino” de melhor obra audiovisual, nas categorias ficção, animação, documentário, gênero híbrido e júri popular, este último eleito pelo próprio público da mostra.

Os filmes da mostra competitiva e não competitiva serão avaliados por um seleto grupo de profissionais da área ambiental e cultural do Brasil. Além de avaliarem os conteúdos submetidos para a avaliação, os curadores também poderão convidar obras de destaque nacional ou internacional para compor a grade de programação do festival.

Inspirado na Pedra da Ema, cartão postal do bucólico distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), o “Cine.Ema – Festival de Cinema Ambiental e Sustentável do Espírito Santo” é um projeto social e cultural de ampliação da consciência ambiental por meio do cinema, exibindo gratuitamente obras audiovisuais que tematizem o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável em mostras realizadas em rua, praça pública ou escolas. O evento realiza atividades paralelas de educação ambiental que relacionem a ruralidade do distrito, que é considerado a principal rota agroturística de Cachoeiro de Itapemirim, ao sul do estado.

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania