Você está aqui:

Atividade será realizada em 13 de março, com 50 participantes. Inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (22)

(publicado: 18/02/2019 18h06, última modificação: 19/02/2019 14h13)

No workshop, os inscritos terão a oportunidade de aprender o processo de desenvolvimento de um projeto audiovisual para TV e as maneiras de financiá-lo

O Centro Técnico Audiovisual (CTAv) – vinculado à Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania – irá oferecer, pela primeira vez, o workshop “Produção para Televisão com baixo orçamento”, com palestra do diretor de cinema Adriano Espínola Filho. As inscrições para o evento, que será realizado no dia 13 de março, podem ser feitas até esta sexta-feira (22). No total, 50 pessoas terão a chance de participar da atividade.

Desde 2018, mais de 350 amantes da produção audiovisual participaram das oficinas e workshops ministrados pelo CTAv. Para a coordenadora-geral do centro, Daniela Pfeiffer, essa ação é importante para gerar engajamento e possibilidade de colocação profissional, uma vez que os workshops são voltados principalmente para jovens de baixa renda. “Esses eventos contribuem para formar novos técnicos e artistas, qualificar a produção audiovisual e, assim, contribuir para o desenvolvimento cultural do Brasil”, destaca.

Formada em produção cultural com especialização em comunicação e imagem, Pfeiffer ressalta o sucesso das atividades. “Em 2019, o projeto irá crescer, tornando-se um ciclo audiovisual, de modo a contemplar todos os elos da cadeia produtiva desta área”, antecipa.

O responsável pelo workshop é o diretor e roteirista Adriano Espínola Filho. Formado em Ciências Sociais com foco em Antropologia, Espínola fez, na Inglaterra, o curso “Film and TV Production pela Futureworks School of Media”. Há dez anos em atividades, Espínola Filho contará sua trajetória em diversos setores do audiovisual. O ponto de partida será a produção da série Pela Fechadura, a ser exibida pelo canal a cabo Prime Box em 2019, à qual assina como diretor, roteirista e diretor de fotografia.

Em 2018, o diretor foi premiado pelo curta-metragem Berenice, de baixo orçamento, no Festival Hell de Janeiro. Espínola irá contar sobre essa experiência no evento. “É um desafio produzir com pouco ou nenhum orçamento, traz mais liberdade para a experimentação artística, desenvolvendo as diversas habilidades que envolvem o trabalho”, salienta.

No workshop, os inscritos terão a oportunidade de aprender o processo de desenvolvimento de um projeto audiovisual para TV e as maneiras de financiá-lo. Serão abordados os meios de captação de recursos por meio da Agência Nacional do Cinema (Ancine), assim como o desenvolvimento de um projeto desde a criação até a etapa final.

A idade mínima para participação é de 16 anos e o critério de seleção será por ordem de inscrição, com prioridade para pessoas com renda mensal familiar inferior ou igual a três salários-mínimos (R$2.994,00). Mais informações podem ser adquiridas pelo e-mail formacao.ctav@cultura.gov.br.

 

Serviço

Workshop Produção para Televisão com baixo orçamento
Data: 13/03 (quarta-feira), das 13h às 17h.
Local: CTAv – Avenida Brasil, 2482, Benfica – Rio de Janeiro/RJ
Inscrições: de 18 a 22 de fevereiro
Palestrante: Adriano Espínola Filho

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania