Você está aqui:

Reforma foi financiada por recursos da Lei de Incentivo à Cultura, com investimento de R$ 355 mil

A secretária estadual de cultura, Maria Beatriz, e o secretário Especial de Cultura, Henrique Pires, durante a reinauguração da Sala Eduardo Hirtz. Foto: Clara Angeleas / Ascom Ministério da Cidadania

Os apreciadores do cinema de arte ganharam um reforço na noite desta quarta-feira (17) com a reinauguração da Sala Eduardo Hirtz, da Cinemateca Paulo Amorim, localizada na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre (RS). Com parte da reforma financiada por recursos da Lei de Incentivo à Cultura, a sala recebeu mudanças como a digitalização da projeção, a troca de poltronas, de carpetes e do sistema elétrico e de ar condicionado, além de adequação para as normas de segurança de Prevenção e Proteção Contra Incêndios.

Até o momento, foram investidos R$ 355 mil na reforma via mecenato.

O secretário Especial de Cultura, do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, presente à cerimônia de reinauguração, destacou a importância de espaços que preservem o cinema de arte. “O audiovisual passou, ao longo de sua história, e continua vivendo, alguns momentos de revolução. As plataformas de exibição também estão em constante mudança. Para mim, poder participar da reinauguração, da renovação de uma sala de cinema, a clássica sala escura, servindo ao princípio que fundou a sétima arte, é uma honra”.

Henrique reiterou o compromisso do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Cultura, em assegurar a reforma das demais salas da Cinemateca Paulo Amorim.

Cinemateca Paulo Amorim

A Cinemateca é composta pelas salas Paulo Amorim, Norberto Lubisco e Eduardo Hirtz, todas com programação voltada para filmes que não estão inseridos no circuito comercial. A revitalização da Sala Eduardo Hirtz, que conta com 70 lugares, foi proposta pela Associação dos Amigos da Cinemateca Paulo Amorim. De acordo com a Associação, a ideia é que ao longo do ano a Sala Eduardo Hirtz promova 173 sessões com exibição de 63 filmes de longa-metragem e 32 de curta-metragem, no período de 52 semanas, com programação regular de terça a domingo.

Semana Estadual do Livro

O secretário Henrique Pires encerrou o primeiro dia da agenda em Porto Alegre em uma das atividades da Semana Estadual do Livro. Com palestras, exibição de filmes, espetáculos, feiras e mesas redondas, a Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura tem ações no Auditório da Caixa Econômica Federal, na Casa de Cultura Mario Quintana e na Biblioteca Pública do Estado.

Na noite desta quarta-feira (17), o secretário participou do encontro Eu leio Schlee, no Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mário Quintana. Escritores e pessoas ligadas à literatura e à cultura leram trechos da obra de Aldyr Garcia Schlee, falecido no ano passado.

Para a secretária estadual de cultura, Maria Beatriz, a leitura das obras de Schlee representa um momento muito especial para a Semana do Livro. “Aldyr Schee é um escritor que teve toda sua trajetória e sua obra voltada à fala do povo. Ele tem personagens que fazem parte do cotidiano, pessoas simples, que ao mesmo tempo tornam sua obra grandiosa”, destacou.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania