Você está aqui:

Evento contou com mais de 60 apresentações gratuitas, cursos e ensaios. Secretário Especial da Cultura, Henrique Pires, participou do encerramento

(publicado: 28/01/2019 14h18, última modificação: 28/01/2019 14h18)

Secretário Henrique Pires participou do encerramento do Festival Internacional de Música do SESC (Foto: Divulgação)

Com mais de 60 apresentações gratuitas, cursos e ensaios e participação de cerca de 500 profissionais da música, o Festival Internacional de Música do Serviço Social do Comércio (SESC) movimentou, durante 12 dias, a cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. O evento, um dos maiores da América Latina na área da música, realizou atividades em teatros, em palcos montados na rua e também em hospitais, igrejas e asilos, de maneira a atingir um público mais amplo possível.

O secretário Especial da Cultura, Henrique Pires, participou, na sexta-feira (25), do encerramento do evento – um concerto realizado em palco montado no Largo do Mercado Público. “Com intensa participação comunitária e a presença de jovens músicos de 14 países, o Festival de Música do SESC se firma como um grande evento, com espetáculos de muita qualidade e sem cobrança de ingressos”, destaca Pires. “Ao mesmo tempo, forma e revela artistas e consolida plateia. É um modelo que deve ser copiado em todo o país”, completa o secretário.

Durante o festival, com orientação de 52 professores de 14 nacionalidades diferentes, foram realizados 24 cursos, sendo 19 de instrumentos, além de canto lírico, composição, choro, prática de orquestra e banda sinfônica, com a participação de cerca de 380 alunos de diversos estados e países.

O festival tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. De acordo com presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, a edição de 2020 já tem data marcada: será em 13 de janeiro. O evento tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, (Unisinos), Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Expresso Embaixador, Biri Refrigerantes, Ecosul e Café 35.

Outras agendas

Durante a viagem, Henrique Pires também se reuniu, no Paço Municipal, com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e os secretários de Cultura do município, Giorgio Ronna, e do estado, Bia Araújo. Na reunião, foram debatidos investimentos federais na área da cultura.

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania