Você está aqui:

13.11.2018 – 14:00

O Festival de TV e Cinema do Interior do Espírito Santo (Fecin), realizado em Muqui (ES), divulgou a seleção de filmes que vão compor a programação do evento, entre os dias 14 e 16 de novembro. Para esta edição, que traz o tema “Memória da Cor”, inspirado nos trabalhos desenvolvidos pela artista multimídia Monica Nitz (ES), foram selecionadas 35 obras audiovisuais, entre longas e curtas-metragens e séries para web e TV. A programação do evento também inclui um cursos, três seminários e um workshop voltados para a formação audiovisual.

Festival inclui estudantes do Ensino Médio com oficinas de experimentações audiovisuais. Foto: Divulgação

Em caráter competitivo, os filmes serão exibidos nas mostras Nacional e Espírito Santo, além da mostra capixaba de Web séries e séries de TV, e concorrem ao troféu “Catraca”, tradicional premiação do evento. Outros filmes convidados também integram a programação sem competir, como a ficção Os Incontestáveis, de Alexandre Serafini (ES, 2018) e o documentário Bando de Teatro Olodum, de Lázaro Ramos e Thiago Gomes (BA, 2018).

Para este ano, o Fecin traz como novidade a realização de atividades de formação audiovisual, com profissionais de renome no país, e abre inscrições para o público interessado em aprender mais sobre este mercado. Os temas são: Cinema como Negócio, com André Blak; Roteiro de Séries de TV e Novas Narrativas, com Lilian Fontes Moreira; Roteiro e Produção de Conteúdo LGBT, com Viv Schiller; Criando Conteúdo Audiovisual para WEB, com Bruno Heitor; e Fontes de financiamento ao audiovisual, com André Blak.

O festival também irá promover a inclusão dos estudantes do Ensino Médio com oficinas de experimentações audiovisuais e, para as crianças que estudam na rede público de ensino de Muqui, haverá sessões especiais com filmes infantis de animação do Instituto Marlin Azul.

“Além das mostras de filmes, optamos por incluir na programação do festival ações com foco na formação audiovisual. Entendemos que este é um mercado em constante crescimento no país e no mundo, e acreditamos que fomentar a produção é também um papel dos festivais de cinema, não só exibindo o produto final, como também estimulando a criação a partir do compartilhamento dessas práticas”, pontua o representante da Caju Produções, Léo Alves. As inscrições podem ser feitas por meio de um formulário online no site do Fecin.

O Festival é uma realização do Instituto Marlin Azul, Caju Produções e Ministério da Cultura com apoio da Prefeitura Municipal de Muqui e Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, com patrocínio do BRDE, FSA e Ancine.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação / Ministério da Cultura