Você está aqui:

14.11.2018 – 12:23

O mês de novembro será marcado pela realização de dois importantes festivais de audiovisual, o Rio Web Fest e o Cinema Esquema Novo, promovidos respectivamente no Rio de Janeiro (RJ) e em Porto Alegre (RS). Em comum, os festivais têm o fato de terem sido contemplados no primeiro edital voltado para o fomento de mostras de cinema, criado no ano passado, dentro do Programa Nacional de Fomento ao Audiovisual (Proav).

Em sua 4ª edição, o Rio WebFest acontecerá entre os dias de 15 a 18 de novembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.  Maior festival de webséries do hemisfério sul, o Rio WebFest reúne seriados digitais, projetos para coprodução internacional e ideias para webpilotos em mostras competitivas divididas em diversas categorias. A premiação vai desde a distribuição de troféus a prêmios em dinheiro, que variam de R$ 1 mil a R$ 2,5 mil.

De acordo com a organização do evento, um dos principais objetivos do Rio Web Fest é dar oportunidades reais aos criadores de conteúdo. Além disso, destaca-se a parceria com festivais de webséries realizados em cidades como Los Angeles (Estados Unidos), Marselha (França), Bilbao (Espanha), Toronto (Canadá), Sicília e Roma (Itália), Melbourne (Austrália), Seul (Coréia do Sul) e Berlim (Alemanha).

Para Leandro Silva, um dos fundadores do evento, sem o apoio financeiro do MinC seria muito difícil viabilizar a mostra neste ano. “O ano de 2018 foi muito difícil para muitos empresários da cultura. O patrocinador principal que tínhamos nas edições anteriores não pode participar como antes. O recurso do edital nos possibilitou, por exemplo, custear as despesas de cenário, som, incluir elementos de acessibilidade no festival, entre os quais estão linguagem de libras e tradução simultânea”, afirmou.

Durante o Rio WebFest 2018, a organização exibirá gratuitamente ao público cerca de 200 seriados digitais. Também serão ministradas palestras, minicursos, workshops, masterclasses, keynotes, mesas redondas e painéis. O festival ainda oferece eventos de gala com apresentação de bandas musicais, coquetéis de networking e a festa de premiação transmitida ao vivo pela internet.

 

Cinema e Artes Visuais

O Cine Capitólio – uma das salas mais tradicionais de cinema vinculado à Prefeitura do Rio Grande do Sul – o Goethe-Institut Porto Alegre e a Ocupação Utopia e Luta receberão a 12ª edição do Cine Esquema Novo, um festival que traz como marca a união entre cinema e artes visuais. Financiado pelo MinC, por meio do edital do Proav, o festival traz para 2018 – entre os dias 22 a 28 de novembro – o desafio de aprofundar seu mergulho na relação da imagem com o cinema e as artes visuais. Os curadores do evento, Alisson Ávila, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame e Ramiro Azevedo afirmam que as obras audiovisuais, que circulam nas salas de cinema, ficarão lado a lado das obras que estão em exposições.

Com três mostras, duas oficinas e dois seminários, o festival que completa 15 anos apresentará ao público 35 obras exibidas na Cinemateca Capitólio e quatro videoinstalações que serão expostas no Goethe-Institut Porto Alegre. Entre as temáticas retratadas estão o feminismo, o empoderamento da negritude, a política atual, o colonialismo, as questões indígenas, o pertencimento, a religião e o queer.

Jaqueline Beltrame, uma das organizadoras, explica que o festival ao longo dos anos foi realizado com o apoio de uma rede de parceiros e, em algumas edições, por meio de leis de incentivo fiscal, como Rouanet e outras semelhantes municipais e estaduais. “O patrocínio do MinC foi fundamental para a formatação do Cine Esquema Novo de 2018”, enfatizou.

 

Serviço

Rio Webfest 2018
Data: de 15 a 18 de novembro
Local: na Cidade das Artes
Endereço: Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
www.riowebfest.net | www.facebook.com/riowebfest | www.twitter.com/riowebfest

Cine Esquema Novo
Data: 22 a 28 de novembro
Local: Cinemateca Capitólio Petrobras
Endereço: R. Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico
http://www.cineesquemanovo.org | https://www.facebook.com/cineesquemanovocen | https://www.instagram.com/cine_esquema_novo

 

Fonte: Assessoria de Comunicação / Ministério da Cultura