Você está aqui:

6.11.2018 – 10:30

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), realiza nos dias 13 e 14 de novembro – de 9h30 às 18h, no Museu de Arte do Rio de Janeiro (RJ) – o Seminário Funarte Música Brasileira Infantil. A participação do público é gratuita, mediante inscrições prévias. O prazo é até 9 de novembro ou até o preenchimento das 85 vagas. Acesse o formulário de inscrições aqui.

Foto: Erica Bodin

O Seminário Funarte Música Brasileira Infantil engloba rodas de conversa e vivências, ministradas por profissionais com larga experiência no assunto. Para debater a importância da música na escola, o evento conta com a participação de professores da Gerência de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, parceira da iniciativa.

Também estão confirmadas as presenças de Paulo Tatit, do grupo Palavra Cantada; de Maurício Maas, do grupo Barbatuques; e de Isadora Canto, que desenvolve um trabalho com música na gestação e no pós-parto. Outros convidados são Flora Poppovic e Ângelo Mundy, que realizam espetáculos e vivências para crianças, com música e danças tradicionais brasileiras.

De acordo com Marcos Souza, diretor do Centro da Música da Funarte, a proposta da ação é reunir educadores, empreendedores culturais, músicos, gestores públicos, contadores de história para “compartilhar experiências, identificar necessidades comuns e construir uma rede colaborativa em torno do tema”. A iniciativa tem como objetivo principal discutir a presença da música brasileira infantil na educação, formal e não formal – em seus espaços, meios processos –, em todo o país.

“Convidamos profissionais que possam compartilhar experiências musicais variadas: da música durante a gestação às brincadeiras dos primeiros anos; da tradição da cultura popular às abordagens mais inovadoras. Em diferentes espaços e contextos, a música ajuda a criança a se desenvolver integralmente, em todas as dimensões da vida humana: subjetivas, sociais, cognitivas, psicológicas, emocionais e culturais”, afirma Bebel Nicioli, musicista e uma das curadoras do Seminário.

 

Serviço

Seminário Funarte Música Brasileira Infantil
13 e 14 de novembro, das 9h30 às 18h
Auditório do Museu de Arte do Rio (MAR) – Praça Mauá, nº 5

 

Programação (sujeita a alteração)

 

13/11/2018

8h30/9h30 – Cadastramento

9h30/10h – Lanche

10h/ 10h30 – Abertura

10h30/12h30 – Música Brasileira Infantil nas Políticas de Educação e Cultura

Luciano Cintra (Secretaria Municipal de Educação), Caíque Botkay (MultiRio), Fernanda Castro (Museus Castro Maya/Museu Histórico Nacional), João Pinho Agência Nacional de Cinema (Ancine). Mediação: Eulícia Esteves (Funarte).

12h30/14h – Intervalo para almoço

14h/16h – Música e Educação infantil: experiências na escola

Adriana Rodrigues (Conservatório Brasileiro de Música).

16h/16h30 – Lanche

16h30/18h – Vivência musical – Flora Poppovic e Ângelo Mundy (Mundo Aflora)

 

14/11/2018

9h30/ 10h – Lanche

10h/12h – Experiências e práticas musicais com o público infantil

Paulo Tatit (Palavra Cantada), Maurício Maas (Barbatuques), Weber Lopes (Pé de Sonho), Isadora Canto. Mediação: Bebel Nicioli (Farra dos Brinquedos).

12h30/14h – Intervalo para almoço

14h/15h – Painel de Comunicações

15h/16h – Vivência musical

André Hosoy e Maurício Mass (do grupo Barbatuques)

16h/16h30 – Lanche

16h30/18h – Informes. Construindo a rede de trocas. Encaminhamentos.

 

Fonte: Fundação Nacional de Artes / Ministério da Cultura