Você está aqui:

25.10.2018 – 15:15

A Coordenadora de Difusão e Acessibilidade Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), Sylvia Regina Bahiense, participa hoje e amanhã (25 e 26) do 1º Encontro em Acessibilidade Audiovisual do Mercosul em Montevidéu, Uruguai. O encontro é parte do Plano de Acessibilidade Audiovisual da Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (Recam) para pessoas cegas e surdas e tem o objetivo de gerar reflexão e intercâmbio de ideias e boas práticas sobre o tema.

O Encontro ainda integra as atividades do semestre presidido pelo Uruguai no Mercosul e é organizado pelo ICAU Direção de Cinema e Audiovisual Nacional, junto com a Oficina de Gestão Audiovisual da Prefeitura de Montevidéu. A programação do Encontro prevê três mesas redondas compostas por representantes de associações, acadêmicos, funcionários e instituições relacionadas à acessibilidade audiovisual.

Serão abordadas as políticas públicas para o setor e os desafios em relação ao acesso de produtos do audiovisual e à cultura enfrentados por pessoas cegas e surdas.  Um dos pontos altos do programa será a apresentação, na noite desta quinta-feira, do filme uruguaio “Loucura al Aire”, das diretoras Leticia Cuba e Alicia Cano, acessível para portadores de deficiência visual e auditiva. A exibição será na Praça República Espanhola, em frente à sede do Mercosul, aberta ao público.

Outra atração desta quinta é a entrega da premiação do “Concurso de Boas Práticas da Sociedade Civil do Mercosul em Acessibilidade Audiovisual”. As premiações serão entregues para os representantes dos dois projetos vencedores, sendo um deles brasileiro: o Festival Internacional de Cine Surdo da Argentina (FICSor) e o VerOuvindo: Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife.

O VerOuvindo é uma mostra competitiva de curtas com audiodescrição e atividades formativas, tais como, oficinas, aulas e debates, com o objetivo de instigar a reflexão sobre a temática. Já o Festival FiCSor é a primeira plataforma de exibição de filmes nacionais e internacionais da Argentina, e a segunda na região sul-americana vinculada à cultura e identidade surda.

Na sexta-feira (26) as atividades terão lugar na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade da República (UdelaR), com foco em acessibilidade ao patrimônio audiovisual. Na ocasião, também serão exibidos quatro curtas-metragens que tiveram sua versão acessível produzida pela Prefeitura de Montevidéu.

Acesse aqui a programação completa do Encontro.

 

Boas-vindas

Na quarta-feira (23), Sylvia Naves e o Secretário do Audiovisual, Sr. Frederico Maia Mascarenhas, estiveram presentes à XXXI Reunião da Recam, cujo objetivo foi dar as boas-vindas à Presidência pró Tempore do Uruguai à frente do órgão, pelos próximos seis meses.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação / Ministério da Cultura / Com informações da Recam