Você está aqui:

19.10.2018 – 17:45

O Ministério da Cultura (MinC) atua diretamente na divulgação e promoção de diversas manifestações culturais brasileiras. As entidades vinculadas do ministério estão com eventos imperdíveis para essa e a próxima semana. Na Funarte, o destaque é a I Mostra Cultural, do grupo Entremundos, onde cada participante tem 10 minutos para se apresentar. No Rio de Janeiro, a pianista Carol Ribeiro se apresenta no Sítio Roberto Burle Marx, com obras do clássico ao Jazz.

A Cinemateca Brasileira dedica um dia todo ao filme caseiro. O projeto “Home Movie Day” celebra as obras domésticas há 16 anos, em diferentes partes do mundo. Confira a programação completa abaixo:

 

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

Exposição Canteiro Aberto na Fazenda Santa Eufrásia
20/10 até 8/12 – 11h às 16h
Endereço: RJ 127, km 42 / Entrada da Toca dos Leões – Vassouras (RJ)
Única fazenda particular tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Vassouras (RJ), a Fazenda Santa Eufrásia foi construída em 1830. Agora, o público poderá fazer visitas guiadas e conhecer a fazenda histórica com a exposição Canteiro Aberto, realizada pela Construtora Biapó.
Mais informações

Pianista Carol Murta Ribeiro
20/10 – 10h30 às 13h
Endereço: Estrada Roberto Burle Marx, 2019 – Barra de Guaratiba – Rio de Janeiro – RJ
No dia 20 de outubro, o Sítio Roberto Burle Marx (SRBM) recebe a pianista Carol Murta Ribeiro. No recital intitulado “Do Clássico ao Jazz”, Carol vai apresentar, entre outras composições, “5ª Valsa de Esquina”, Valsa do Adeus op.69 n.1″, Suíte Espanhola n.1. op.47″ e “Preludes for piano (Allegro ben ritmado, Andante com moto)”. O evento é realizado com apoio da Sociedade dos Amigos de Roberto Burle Marx e faz parte do projeto “Música no Sítio”.
Mais informações

 

Funarte

‘I Mostra Cultural’, do grupo Entremundos
20/10 – 17h às 19h
Endereço: Sala Arquimedes Ribeiro – Complexo Cultural Funarte SP. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP.
A mostra abre espaço às pessoas que queiram se expressar por meio de linguagens como dança, poesia, literatura, sessão de filme, música, bate-papo filosófico, pintura, teatro, entre outras. Cada participante tem 10 minutos para se apresentar. “A ideia é promover o exercício das múltiplas expressões artísticas, um amplo painel, imerso nas sensações que a arte estimula: reflexão, afeto e criatividade. Mundos a desbravar. Mundos a descobrir. Mundos EntreNós”, pontua Bianca Ikemoto, diretora artística da companhia.
Mais informações

Espetáculo ‘Um Canto para Carolina’
20/10 – 16h às 16h50
Endereço: Pátio do Complexo Cultural Funarte SP. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo (SP).
A peça é inspirada na obra Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, uma das mais importantes escritoras negras do Brasil. No espetáculo, três irmãos recebem de presente o primeiro exemplar do livro-diário escrito por sua mãe, Carolina. Mergulhados nesses registros, eles revivem suas histórias de luta por uma vida melhor. Segundo o diretor Flávio Rodrigues: “os jovens ainda não estão embrutecidos pela força que naturaliza as diferenças sociais, tão enraizadas em nossa sociedade. Eles são a base para a luta de combate à intolerância, aos racismos, ao machismo e a tudo que nos oprime cotidianamente”.
Mais informações

‘Cantos de Coxia e Ribalta’
20/10 – 20h às 22h15
Endereço: Sala Carlos Miranda – Complexo Cultural Funarte SP. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo (SP).
No espetáculo, um grupo de atores se reúne na coxia de um teatro para contar a história de uma trupe em crise financeira, que corre o risco de perder sua sede em decorrência da especulação imobiliária. Um poeta é, então, encarregado de criar uma grande obra teatral que possa levar os artistas de volta aos tempos áureos. Essa é a última chance de o teatro sobreviver. Nesse contexto, são apresentados personagens inspirados na commedia dell’arte: o dono da companhia, um poeta, um músico, uma prima donna, um jovem ator sonhador e uma jovem atriz. Esses personagens passam a viver seus próprios conflitos, que se misturam com a história da peça que estão montando. Realidade e ficção tornam-se, assim, uma coisa só. O espetáculo faz uma abordagem poética da paixão, da desilusão, da entrega, da inveja, da competição, da morte e, principalmente, da superação dos obstáculos.
Mais informações

Exposição ‘Mãe Preta’
20 a 21/10 – 11h às 21h
Endereço: Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos
As conhecidas imagens das amas-de-leite negras, registradas de meados do século XIX ao início do século XX, são o ponto de partida da pesquisa das artistas Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa para a realização da exposição Mãe Preta, que recebeu o Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais de 2016. A mostra já foi exibida no Rio de Janeiro, em 2016, e também em Belo Horizonte, em 2017, no Palácio das Artes. Após o sucesso de público, a exposição chega a São Paulo, na Galeria Mario Schenberg, da Funarte. A  mostra segue em cartaz até 25 de novembro, reunindo fotografias, vídeos, instalações, performance e literatura.
Mais informações

Mostra de xilogravuras sobre o imaginário nordestino
20 a 21/10 – 11h às 21h
Endereço: Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo (SP)
Inédita no país, a mostra Bestiário Nordestino, que ocupa a Galeria Flávio de Carvalho, no Complexo Cultural Funarte SP, é composta por dezenas de obras de xilogravura. A curadoria dos artistas Rafael Limaverde e Marquinhos Abu reúne imagens que resgatam a história e o imaginário do povo do Nordeste. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais – Galerias Funarte de Artes Visuais São Paulo. A visitação se estende de 5 de outubro a 25 de novembro, de segunda a sexta, de 11h às 19h; sábado e domingo, das 11h às 21h.
Mais informações

Espetáculos do grupo Divinadança
20/10 – 19h às 19h50
Endereço: Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo (SP).
O grupo Divinadança, dirigido por Andrea Pivatto, foi criado em outubro de 2007 no Projeto Curadores Associados no Teatro da Dança em São Paulo. Com o tempo, o grupo passou a contar com a participação de outros coreógrafos, como Luiz Arrieta, Carlos dos Santos, Milton Coatti, Willy Helm, Gleidson Vigne, James Nunes, Alex Soares, Liliane de Grammont, Henrique Rodovalho, Jaruam Miguez, Igor Vieira e Bruno Gregório. Essa diversidade de criadores oferece ao elenco oportunidades diferenciadas de crescimento artístico e profissional e à plateia, um ambiente rico em poesia e criação. Divinadança apresenta os espetáculos LOEV, de Diogo Lima; Janela de Papel, de Bruno Gregório; e Estranho Lugar, de Igor Vieira.
Mais informações

Exposição ‘Las Fumadoras’
20/10 a 27/10 – 10h30 às 19h30
Endereço: Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque, São Paulo (SP).
Com curadoria de Miguel Paladino, a exposição apresenta obras da pintora argentina Candelaria Silvestro, que lança perspectivas provocadoras sobre os corpos femininos e trans.
Mais informações

Palestra ‘Reflexões entre (po)éticas e estéticas na dança butô’
20/10 – 16h às 17h
Endereço: Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque, São Paulo (SP).
A atividade faz parte da ocupação Taanteatro no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, no período de 11 de setembro a 27 de outubro. A programação apresenta produções artísticas da companhia e trabalhos de criação autoral de convidados nacionais e internacionais. A mostra, produzida por Wolfgang Pannek e Mônica Cristina Bernardes, é composta por exposições, performances, instalações, show de música, palestras e lançamento de livro.
Mais informações

Espetáculo ‘Verbar’
20/10 – 20h às 21h
Endereço: Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque, São Paulo (SP).
O solo teatrocoreográfico (em processo), concebido e protagonizado por Mônica Cristina Bernardes, aborda a midiatização e a aceleração do corpo na realidade megaurbana.
Mais informações

‘Favela 2 — A gente não desiste’
19/10 a 21/10 – 19 às 20h
Endereço: Teatro Dulcina Rua Alcindo Guanabara, 17, Rio de Janeiro (RJ)
O Teatro Dulcina, na Cinelândia, no Centro do Rio, recebe a comédia Favela 2 — A gente não desiste a partir do dia 7 de setembro, feriado da Independência, às 19h. Com direção e criação de Márcio Vieira, o espetáculo usa o humor para conscientizar sobre o momento difícil por que passam os moradores de favelas.
Mais informações

‘Avesso’ 

Espetáculo ‘Avesso’ estreia no Teatro Glauce Rocha, no Rio de Janeiro. Foto: Giulian Ola/Divulgação

Até 21/10 – 19h às 20h
Endereço: Teatro Glauce Rocha Av. Rio Branco, 179 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
O espetáculo Avesso, dirigido por Ribamar Ribeiro e Renato Neves, chega ao palco do Teatro Glauce Rocha, no Centro do Rio. A montagem é uma releitura contemporânea de textos consagrados do dramaturgo William Shakespeare, como Romeu e Julieta, Macbeth e Hamlet. Segundo Ribamar Ribeiro, autor da peça, o texto é o avesso das obras de Shakespeare. “O objetivo é desconstruir os textos tradicionais, dando a eles um novo olhar, e atrair um público mais jovem que, talvez, desconhece essas obras”, explica Ribeiro. O espetáculo fica em cartaz até o dia 4 de novembro, sempre de quarta a domingo, às 19h. A preços populares, os ingressos são de R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada).

Mais informações

‘Cantos de Coxia e Ribalta’, em cartaz na Sala Carlos Miranda
21/10 – 19h às 21h15
Endereço: Sala Carlos Miranda – Complexo Cultural Funarte SP. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo (SP).
No espetáculo, um grupo de atores se reúne na coxia de um teatro para contar a história de uma trupe em crise financeira, que corre o risco de perder sua sede em decorrência da especulação imobiliária. Um poeta é, então, encarregado de criar uma grande obra teatral que possa levar os artistas de volta aos tempos áureos. Essa é a última chance de o teatro sobreviver. Nesse contexto, são apresentados personagens inspirados na commedia dell’arte: o dono da companhia, um poeta, um músico, uma prima donna, um jovem ator sonhador e uma jovem atriz. Esses personagens passam a viver seus próprios conflitos, que se misturam com a história da peça que estão montando. Realidade e ficção tornam-se, assim, uma coisa só. O espetáculo faz uma abordagem poética da paixão, da desilusão, da entrega, da inveja, da competição, da morte e, principalmente, da superação dos obstáculos.
Mais informações

Bate-papo com Lívia Loureiro e Máli Teatro
22/10 – 19h às 20h
Endereço: Sala Arquimedes Ribeiro – Complexo Cultural Funarte SP. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo (SP).
O grupo de artistas pesquisa a novela A Dócil (1876), de Dostoiévski, buscando temas e procedimentos de composição para a criação de atos dramáticos e experimentos cênicos que tracem paralelos com a contemporaneidade. Na conversa, os integrantes apresentam as referências visuais levantadas até o momento. “Buscamos nossa cidade correlata àquela de Dostoiévski: a cidade do anonimato, da degradação, da ruína”, afirmam. Também serão feitas leituras dos filmes Asas do desejo (Wim Wenders) e Nada levarei quando morrer (Miguel Rio Branco).
Mais informações

‘Encontros, 32 anos depois’
24 a 26/10 – 13h30 às 14h40
Endereço: Teatro Glauce Rocha – Av. Rio Branco 179 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Que tal aproveitar a hora do almoço para ir ao teatro? De 24 de outubro a 22 de novembro, sempre às quartas, quintas e sextas, às 13h30, quem estiver pelo Centro do Rio vai contar com uma programação especial no Teatro Glauce Rocha, da Funarte. É o projeto ‘Nós do Morro almoçando com arte’, que celebra os 32 anos de trajetória do Grupo Nós do Morro. A temporada inclui 12 apresentações do espetáculo Encontros, 32 anos depois, com entrada gratuita. No feriado de Finados, dia 2 de novembro, não haverá sessão.
Mais Informações

‘Depois do fim — O espetáculo’
24/10 a 25/10 – 19h às 20h
Endereço: Teatro Dulcina: Rua Alcindo Guanabara, 17 –Rio de Janeiro (RJ)
Depois do fim conta a história de Rafael, filho de Almir e Maria, que desencarna em um acidente de carro. Sua mãe desesperada com o repentino desenlace do filho procura um centro espírita para tentar entrar em contato com ele. Não recebe o apoio do pai que é um homem cético. Maria recebe uma carta psicografada através de uma médium e ela diz à Maria que entregue a carta a seu marido, Almir.
Mais informações

 

Cinemateca Brasileira

Dia do Filme Caseiro – Home Movie Day
20/10 – 16h às 19h
Endereço: Foyer da Sala BNDES
Evento vinculado ao projeto “Home Movie Day”, que celebra o filme doméstico há 16 anos em diferentes partes do mundo. Nesta data, diversas instituições de guarda e coletivos promovem atividades que fomentam a reflexão sobre o valor cultural, histórico e artístico destes filmes, ampliando o debate para além da afetividade que os mantêm vivos. Muitas vezes, estas obras não são incluídas em acervos fílmicos institucionais, tendo sua preservação negligenciada ou sendo simplesmente descartadas.
Mais informações

Ciclo Cinema E Psicanálise 2018: Módulo 4
Até 7/11
Realização conjunta da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, a Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC) e Cinemateca Brasileira, com o apoio da Folha de S. Paulo, o Ciclo Cinema e Psicanálise 2018 pretende propor reflexões acerca do mal-estar na civilização e distopia, não somente através da programação, mas também por meio de mesas de debates idealizados por Luciana Saddi e que contarão com a participação de Luis Carlos Menezes, Tales Ab’Sáber, Sandra Moreira de Souza Freitas, Sérgio Alpendre, Julio Frochtengarten, Gabriela Sá Pessoa, Dora Tognolli e Úrsula Passos.
Mais informações

 

Fonte: Assessoria de Comunicação / Ministério da Cultura