Você está aqui:

22.10.2018 – 14:00

Em comemoração ao Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, celebrado em 27 de outubro, a Cinemateca Brasileira exibirá seis filmes na 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A Cinemateca realizará as tradicionais sessões no vão livre do Museu de Arte de São Paulo, apresentando um panorama representativo da filmografia brasileira e sua diversidade. As exibições serão gratuitas, sempre às 19h30.

De 23 a 27 de outubro, cinco títulos serão exibidos na Semana do Patrimônio: Matar ou correr (1954), de Carlos Manga; Ópera do Malandro(1986), de Ruy Guerra; Uma vida em segredo (2001), de Suzana Amaral; As canções (2011), de Eduardo Coutinho; e o filme Invictus (2009), de Clint Eastwood.

Na segunda-feira (29), último dia da 42ª Mostra na Cinemateca, será exibida a cópia digital restaurada do longa-metragem de Roberto Gervitz, Feliz ano velho (1988), adaptação do livro homônimo e autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva. A exibição será gratuita e integra a programação da Sessão ABC 2018.

Durante duas semanas, a 42ª edição da Mostra apresenta 336 títulos divididos em seis seções: Apresentações Especiais, Homenagens, Restaurações, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Perspectiva Internacional.

A Cinemateca Brasileira integra a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

 

Programação

 

As Canções, de Eduardo Coutinho

Homens e mulheres contam e cantam as músicas que marcaram suas vidas.

Rio de Janeiro, 2011, Digital, 91′ | Exibição em DCP

23/10, terça-feira, às 19h30

 

Matar ou correr, de Carlos Manga 

Uma cidadezinha do Velho Oeste é aterrorizada pelo bandido Jesse Gordon. Certo dia, de passagem pelo lugar, os forasteiros Kid Bolha e Cisco Kada deparam-se com o vilão e acidentalmente o nocauteiam. Em gratidão a esse gesto heroico, os moradores de City Down nomeiam Kid Bolha seu novo xerife. No entanto, tempos depois, Jesse Gordon escapa da prisão Sedento por vingança, o bandoleiro ameaça atemorizar a cidade e acabar com o xerife Kid Bolha.

Rio de Janeiro, 1954, 35mm, pb, 100′ | Exibição em 35mm

24/10, quarta-feira, às 19h30

 

Uma vida em segredo, de Suzana Amaral

A jovem Biela cresceu em uma fazenda e, após a morte de seu pai, é levada para viver com a família de seu primo, Conrado, em uma pequena cidade. Constança, esposa do primo, tenta ensinar Biela a se vestir e a se portar como uma jovem educada e rica, mas é inútil. Biela somente se sente bem na cozinha, junto aos empregados, com quem passa a conviver após uma grande desilusão amorosa.

São Paulo, 2001, 35mm, cor, 91′ | Exibição em 35mm

25/10, quinta-feira, às 19h30

 

Ópera do Malandro, de Ruy Guerra

No boêmio bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, nos 1940, um vigarista explora uma cantora de cabaré e ganha a vida através de pequenos golpes. Mas então ele conhece Ludmila, a filha do dono do cabaré, que quer ficar rica com contrabando durante a guerra. Baseado no musical homônimo de Chico Buarque.

Brasil e França, 1986, 35mm, cor, 105′ | Exibição em 35mm

26/10, sexta-feira, às 19h30

 

Feliz ano velho, de Roberto Gervitz

Mário, um jovem de 20 anos, fica tetraplégico em meio a uma festa, ao se chocar contra uma pedra no fundo de um lago. Diante do que parecia ser o fim, ele começa a reviver e resgatar momentos importantes de sua adolescência – no auge da ditadura civil-militar – até descobrir uma nova força que o leva em direção à vida. Baseado no livro homônimo e autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva.

Exibição da nova cópia digital, com imagem e trilha sonora restauradas e masterizadas, respectivamente, pela O2 Pós e pela JLS. Após a exibição, haverá um debate com João Theodoro (colorista do escaneamento), José Luiz Sasso (coord. técnica e execução do restauro da trilha sonora), Patricia de Filippi (coord. do restauro digital de imagem) e Roberto Gervitz (diretor). Mediação: Tide Borges, da ABC.

29/10, segunda-feira, às 19h

 

Fonte: Assessoria de Comunicação / Com informações da Cinemateca Brasileira / Ministério da Cultura